casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | depressão
Quão eficaz é a psicoterapia no tratamento de transtornos afetivos?
A psicoterapia é um tratamento eficaz para transtornos afetivos, como depressão e ansiedade.
Meta-análises de estudos de pesquisa descobriram consistentemente que a psicoterapia é eficaz no tratamento de transtornos afetivos: - Uma meta-análise de 219 estudos comparando a psicoterapia com uma condição de controle (por exemplo, lista de espera, medicação, tratamento não específico) descobriu que a psicoterapia foi significativamente mais eficaz na redução dos sintomas de depressão e ansiedade (Cuijpers, Berking, &Andersson, 2010 ).
-Outra meta-análise de 136 estudos descobriu que a psicoterapia foi significativamente mais eficaz do que a medicação no tratamento da depressão a longo prazo (LeCuyer et al., 2011).
A psicoterapia é eficaz no tratamento de uma série de transtornos afetivos, incluindo: - Depressão
- Transtornos de ansiedade (por exemplo, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de ansiedade social, transtorno de pânico)
-Transtorno bipolar
-Transtorno de estresse pós-traumático
-Transtorno obsessivo-compulsivo
O tipo específico de psicoterapia mais eficaz para um determinado indivíduo dependerá de suas necessidades e preferências individuais. Algumas das psicoterapias mais comumente usadas para transtornos afetivos incluem:
- Terapia cognitivo-comportamental (TCC)
-Terapia interpessoal (IPT)
-Terapia psicodinâmica
-Terapia familiar
-Terapia de grupo
A psicoterapia também é um tratamento eficaz para transtornos afetivos em crianças e adolescentes. Uma meta-análise de estudos sobre psicoterapia para depressão infantil e adolescente descobriu que a psicoterapia foi significativamente mais eficaz do que as condições de controle na redução dos sintomas de depressão (Weisz et al., 2014).