casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | depressão

Tem esclerose múltipla? Aprenda como evitar a depressão

A depressão é um problema comum para pessoas com esclerose múltipla (EM). Na verdade, até 50% das pessoas com EM sofrerão de depressão em algum momento das suas vidas.

Existem vários fatores que podem contribuir para a depressão em pessoas com EM, incluindo:

* Os sintomas físicos da EM. Dor, fadiga e outros sintomas físicos da EM podem dificultar a participação em atividades que você gosta e podem levar a sentimentos de isolamento e inutilidade.
* O impacto emocional da EM. Ser diagnosticado com uma doença crônica pode ser um acontecimento que muda a vida. Você pode sentir raiva, tristeza ou medo do futuro. Essas emoções podem contribuir para a depressão.
* Mudanças no seu estilo de vida. A EM pode dificultar o trabalho, a escola ou a socialização. Essas mudanças podem levar a sentimentos de estresse, ansiedade e depressão.
* Medicamentos. Alguns medicamentos usados ​​para tratar a EM podem causar depressão como efeito colateral.

Se você estiver apresentando sintomas de depressão, é importante procurar ajuda profissional. Um terapeuta pode ajudá-lo a identificar a raiz da sua depressão e desenvolver mecanismos de enfrentamento. Há também uma série de coisas que você pode fazer sozinho para ajudar a evitar a depressão, incluindo:

* Faça exercícios regularmente. Foi demonstrado que o exercício melhora o humor e reduz os níveis de estresse.
* Faça uma dieta saudável. Comer uma dieta saudável pode ajudar a melhorar sua saúde e bem-estar geral.
* Durma o suficiente. Quando você está privado de sono, é mais provável que você se sinta irritado, deprimido e deprimido.
* Evite álcool e drogas. Álcool e drogas podem piorar a depressão.
* Passe tempo com seus entes queridos. O apoio social pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar o humor.
* Encontre um hobby ou atividade que você goste. Ter algo pelo qual ansiar pode ajudar a dar sentido e propósito à sua vida.
* Participe de um grupo de apoio. Os grupos de apoio podem fornecer um espaço seguro para você compartilhar suas experiências e se conectar com outras pessoas que entendem o que você está passando.

Se você estiver apresentando sintomas de depressão, peça ajuda. Existem muitas pessoas que se preocupam com você e querem ajudá-lo a se sentir melhor.