casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | depressão
Como ajudar um adolescente deprimido
A depressão é uma doença mental grave que pode afetar os adolescentes de diversas maneiras. Pode causar alterações no humor, comportamento e pensamento, além de dificultar a concentração, o sono e a alimentação. Se você acha que seu filho adolescente pode estar deprimido, é importante procurar ajuda profissional. Além da terapia, há uma série de coisas que você pode fazer como pai para ajudar a apoiar seu filho adolescente nesse momento difícil.
1. Seja solidário. Deixe seu filho saber que você está ao seu lado, não importa o que aconteça. Isto pode parecer óbvio, mas é importante lembrar que os adolescentes podem relutar em falar sobre os seus sentimentos. Certifique-se de que seu filho adolescente saiba que você está aberto para ouvir e que não irá julgá-lo pelo que ele tem a dizer.
2. Seja compreensivo. Tente entender o que seu filho adolescente está passando e por que ele pode estar se sentindo deprimido. É importante lembrar que a depressão é uma doença e não um sinal de fraqueza ou preguiça.
3. Incentive-os a procurar ajuda profissional. Se você acha que seu filho adolescente pode estar deprimido, é importante procurar ajuda profissional. Um terapeuta pode ajudar seu filho a compreender sua depressão e ensinar-lhe habilidades de enfrentamento para controlar seus sintomas.
4. Estabeleça expectativas realistas. Não espere que seu filho adolescente simplesmente “saia dessa”. Leva tempo para se recuperar da depressão. Seja paciente e incentive seu filho a dar pequenos passos em frente.
5. Ajude-os a cuidar de si mesmos. Incentive seu filho a se alimentar de maneira saudável, fazer exercícios regularmente e dormir o suficiente. Essas coisas podem ajudar a melhorar seu humor e níveis de energia.
6. Seja positivo. Tente ser positivo perto de seu filho adolescente e evite dizer coisas negativas sobre você ou outras pessoas. Isso pode ajudar a melhorar seu humor e visão de vida.
7. Seja paciente. Leva tempo para se recuperar da depressão. Seja paciente com seu filho adolescente e não desista dele. Com o tratamento e o apoio adequados, seu filho adolescente pode superar a depressão e viver uma vida feliz e plena.