Torne-se consciente de quanto tempo os sintomas depressivos estão presentes . Os critérios DSM4 afirma que a depressão maior é provável apenas se os sintomas têm sido constantes por mais de 2 semanas.
2
Reconhecer que os sintomas têm de estar presentes para que possa ser considerado depressão maior. De acordo com o DSM4 , uma pessoa tem de enfrentar um um humor deprimido ou perda de interesse em atividades prazerosas para depressão maior a ser considerado como um possível diagnóstico.
3
saber se alguém tem abusando de drogas ou álcool. Se for este o caso , então todos os sintomas da depressão pode ser o resultado de que o abuso . Utilizando os critérios DSM4 , isso significa depressão maior não é provável.
4
Preste atenção para os efeitos negativos dos sintomas de depressão podem ter sobre o trabalho de uma pessoa, escola ou vida familiar. A depressão que interfere em nenhuma dessas coisas está sob os critérios para depressão maior DSM4 .
5
Fique a par de grandes mudanças na vida que podem afetar o humor de uma pessoa . A morte de um ente querido, um divórcio, uma grande jogada ou interrupção na carreira de uma pessoa podem causar depressão em curto prazo. De acordo com os critérios DSM4 , a depressão causada por qualquer um desses eventos não seriam considerados transtorno depressivo maior.
6
Observe o número de sintomas de depressão que uma pessoa está experimentando. Para os critérios DSM4 de aplicar, uma pessoa deve ter pelo menos cinco dos seguintes sintomas: alteração de apetite, perda de peso não relacionados à dieta, insônia, fadiga, coordenação motora , sentimentos diárias de baixa auto-estima , dificuldade de concentração e suicida pensamentos .