Ao discutir a questão com a pessoa, ficar com fatos e exemplos específicos , em vez de fazer acusações . Por exemplo, não diga: "Você é tão preguiçoso. Você nunca faz nada , e as drogas estão se voltando para você um idiota. " Isso vai colocá -lo na defensiva , e não dar informações concretas . Em vez disso, diga: " Estou preocupado porque você não sai de casa há três dias, e só sair de seu quarto para comer. Quando eu tento falar com você, você me ignorar e voltar para o seu quarto e bate a porta . " Estes ae exemplos específicos , e não acusações vagas .
2
Em vez de dizer a pessoa que você vê, fazer-lhe perguntas para ajudá-la a vê-lo por conta própria. Tente coisas como: " Você acha que isso é bom para isolar a si mesmo? Quais são as drogas que fazem por você? Você acha que existem outras maneiras que você poderia conseguir isso ? " Estas perguntas identificar as questões, mas não force a sua opinião sobre a pessoa . Eles convidá-la para pensar e chegar a suas próprias conculsions . Saúde Central diz que tratar a pessoa viciada com empatia e respeito é mais eficaz do que o confronto direto e hostil.
3
Ajude a pessoa quebra da depressão , ajudando-o foco em objetivos. A depressão é paralisante . Ele mantém uma pessoa presa e enfraquece a sua energia para que ele não tem mais a motivação para fazer uma mudança. Quando ele também é abusar de drogas , o conforto do medicamento aumenta o problema . Pergunte -lhe: " Onde você quer estar em um ano? Em cinco anos ? Que você está fazendo para chegar lá ? O que você pode escolher para fazer agora , a fim de começar a se mover em direção a esses objetivos? " Isto lembra -lhe que ele tem uma escolha.
4
Não permitir comportamentos negativos da pessoa. Pode ser solidário sem ser um facilitador . Se uma pessoa toma ações que têm consequências negativas devido ao seu vício em drogas, não ajudá-la a sair deles . Se ela fica parado por dirigir sob a influência de uma substância ilegal , não ajudá-la . Se ela implora por dinheiro, não dá. Se ela pede para você fazer uma desculpa para por que ela não pode ir para o trabalho, não fornecê-la. Que ela seja responsável pelas conseqüências de seu comportamento.
5
Faça sugestões para recursos de ajuda . Você não pode forçar uma pessoa a receber tratamento para depressão ou dependência de drogas , mas você pode fornecer-lhe informações que ele pode usar se ele decidir fazê-lo por conta própria. Saiba o calendário de reuniões para grupos de 12 passos locais como Narcóticos Anônimos. Saúde Central recomenda estes grupos como uma forma eficaz de tratamento. Obter informações sobre agências de serviços sociais que oferecem tratamento gratuito ou de baixo custo para a depressão. Deixe a pessoa saber : "Se você está sempre pronto para ajudar , aqui estão algumas coisas que você pode usar. Juntei essa informação, porque eu me preocupo com você . Eu não vou ajudar você a ficar deprimido e viciado , mas eu vou te ajudar recuperar. "