A vítima não tem controle sobre nada. Se é o que comer no café da manhã , almoço e jantar , ou como a frase suas frases , o controlador de livra -lo do direito de escolha. Ele já não se sente como um indivíduo , perdendo assim o seu sentido de quem ele é. Ele, então, cai em depressão , um estado em que ele se torna isolado e retirado.
Desconfiança
O controlador é suspeito de cada movimento seu parceiro faz , sempre pensando que ela está fazendo algo negativo . Se ela sai de casa vestindo preto completo, ele deve saber o porquê. Não importa a razão , nunca será suficiente . Ela é impotente e mágoa que a sua confiança é tão fugaz . Consumido por viver sob um microscópio incessante de ceticismo , sua mente está em um estado constante de inquietação.
Manipulação
O controlador usa a manipulação para conseguir o que quer. A vítima está sujeita a vários jogos mentais . Exemplo: Ele foi até a loja. Havia longas filas , então ele levou um extra de 20 minutos para retornar. Ela sorri como se está tudo bem . A próxima vez que ela sai , ela propositadamente retorna 90 minutos mais tarde. A vítima leva a culpa , mas ele sabe que não é culpa dele. Ele não tem afirmação e, inevitavelmente, se afunda em uma teia de depressão.
Intimidade
A vítima é forçada a mostrar carinho quando ela preferiria não. Exemplo: Ela é um pouco perturbado sobre uma questão importante em sua vida. Isso não importa para o controlador , que espera um abraço independentemente . Isso desencadeia a derrota na vítima, que deve evitar seus próprios sentimentos para satisfazer o controlador. Ela é roubado de verdadeira intimidade , o que deixa seu interior vazio.
Possessiveness
O controlador quer a vítima tudo para si mesma. Os amigos ea família são vistos como ameaças. Antes que ele sabe disso, ele perdeu todos os laços significativos. Ele não tem permissão para ir a qualquer lugar a menos que ela aprova. Ele não é estar ao telefone sem o seu presente . ele pertence a ela . A vítima se sente aprisionada.
Fuja
A vítima , por vezes, optar por permanecer com seu controlador, com muito medo de sair. Sua auto-estima é esfarrapado e sente irreparáveis. Ela aceita o abuso. Através de sua manipulação, ela pode até concordar com ele. Para encontrar a força para sair, a vítima deve reconhecer as aflições do controlador , então discordar deles . Algumas vítimas procuram ajuda através de seus centros de igreja ou comunidade local , que têm programas especificamente concebidos para o tratamento de depressão causada por uma pessoa controladora .