Os sintomas geralmente começam nos primeiros três meses do evento estressante e pode durar por seis meses após o evento. As reações ao evento podem ser graves, e pode interferir com a capacidade da pessoa para funcionar normalmente.
Dificuldades para dormir
Aqueles que sofrem de depressão situacional muitas vezes experimentam a insônia , mas dormir em excesso pode também ser um problema . Falta de sono adequado provoca irritabilidade e leva a uma falta de energia, o que torna difícil para executar tarefas diárias. Tristeza e obsessivo chorando, particularmente no início da depressão, pode ser generalizada , impedindo os sofredores de encontrar prazer de alguma de suas atividades anteriores.
Ansiedade
Ansiedade e preocupação pode ultrapassar o indivíduo , alterando sua percepção e reações aos acontecimentos cotidianos . Palpitações cardíacas e ataques de ansiedade pode fazer com que a pessoa a temer que sua saúde está em risco. A perspectiva negativa pode causar relações tensas e incapacidade de aproveitar as oportunidades, resultando em uma visão ainda mais sombrio da vida.
Alterações no apetite
Alterações no apetite afetar muitas vezes as pessoas com depressão situacional , e pode apresentar como excessos de lidar com o stress ou a uma perda total de apetite . Rápido ganho de peso ou perda pode resultar em perda de auto -estima, o que muitas vezes faz com que a depressão se aprofundar.
Retirada
Falta de interesse no mundo à sua volta , muitas vezes provoca pessoas que sofrem de depressão situacional para retirar outros. Este , por sua vez , cria um isolamento , e as pessoas se sentir sozinho e incompreendido. Os esforços para envolvê-los em atividades externas são muitas vezes encontrou-se com apatia ou falta de entusiasmo .
Desamparo
Sentimentos de impotência pode dominar aqueles que sofrem de depressão situacional, como eles se sentem incapaz de lidar com a sua situação de vida e são incapazes de ver alternativas, que podem resultar em abuso de álcool ou de drogas como uma maneira de lidar com esses sentimentos .
absenteísmo
doenças psicossomáticas , como dores de estômago e dores de cabeça são muitas vezes sintomas de depressão situacional, e pode contribuir para o trabalho perdido ou na escola, levando a pessoa a ficar para trás em suas obrigações e aumentando seu nível de stress.