Um episódio depressivo maior envolve diversos sintomas comportamentais e físicos , que diferem significativamente de comportamento e experiência passada do paciente. A pessoa que experimenta um episódio depressivo maior vai se sentir triste, inútil e culpado, e talvez até mesmo pensar em suicídio. Ele ou ela pode ter dificuldade em concentrar-se ou ser estranhamente irritado, e não ter prazer em atividades antes agradáveis. Há também sintomas físicos , tais como distúrbios do sono, falta de energia e dor , como dores de cabeça ou dores de estômago . Os sintomas podem aparecer gradualmente ou de repente , mas, se durar mais de 2 semanas e interferir com o funcionamento , eles tornar-se oficialmente um episódio depressivo maior .
Distimia
Distimia difere de depressão , principalmente no período de tempo que dura - as pessoas que têm distimia tem muitos dos mesmos sintomas que as pessoas com depressão tradicional , tais como distúrbios de sono deficiente , falta de energia e concentração , e um humor triste geral . No entanto, ao contrário de um episódio depressivo , distimia é persistente , com duração de 2 anos ou mais . A condição pode ter sintomas mais leves do que um episódio depressivo maior , mas os sintomas distimia pode ser grave . Distimia tende a desenvolver no início da vida , por isso algumas pessoas podem realmente pensam que os seus sintomas são normais e não procuram tratamento até que eles têm um episódio de depressão maior - que é um pouco provável, como 10 por cento das pessoas com distimia irá desenvolver maior depressão.
Duplo depressão
depressão dupla ocorre quando uma pessoa com distimia sofre um episódio depressivo maior . Pode ser difícil de diagnosticar depressão dupla , especialmente se a distimia não tenha sido diagnosticada antes. Se distimia foi diagnosticada, a depressão dupla pode parecer apenas um agravamento dos sintomas distímicos (na verdade , há algum argumento de que " depressão dupla " é realmente apenas uma exacerbação da distimia ) . As mulheres são mais propensas a desenvolver depressão dupla ( assim como eles estão mais propensos a desenvolver distimia ) .
Desesperança
Um pequeno estudo publicado no Journal of Affective Disorders encontrado que o sintoma de depressão diferencial dupla , em oposição a um episódio depressivo ou distimia isoladamente , parece ser desespero . Talvez sem surpresa , as pessoas com depressão dupla ter desistido de sempre se recuperando de sua condição e ter uma perspectiva sombria sobre a vida. Outra diferença entre distimia , depressão dupla e depressão maior é que as pessoas com distimia ou depressão dupla se sentir como se eles não têm controle sobre suas vidas , enquanto as pessoas que sofrem de um episódio depressivo maior , sem história prévia de distimia se sentir como se eles ainda estão no controle de seu próprio destino.
Tratamento
o objetivo principal tratar alguém com depressão dupla é resolver o episódio depressivo maior . Após o episódio depressivo maior é longo, o paciente pode começar a trabalhar sobre as questões que causam ou agravam sua distimia. Muitas vezes, a distimia não é diagnosticada , e que a pessoa não recebe o tratamento até que ela experimenta depressão maior. Ambos depressão maior e distimia pode ser tratada com antidepressivos e outros medicamentos , com a terapia e, em casos graves com a terapia de eletrochoque (ECT) , hospitalização ou tratamentos experimentais.