envolve prescrição de medicamentos orais para mulheres que estão experimentando sintomas da menopausa , a fim de aliviar os seus sintomas.
Potencial
Alguns pesquisadores médicos acreditam que as drogas usadas na terapia de reposição hormonal , que contêm hormônios sintéticos , podem causar as mulheres a se tornarem mais quimicamente equilibrada , diminuindo sentimentos de tristeza e depressão provocada pela menopausa.
Ensaios positivos
Tanto o Instituto Nacional de Saúde Mental e da Universidade de Missouri conduziram estudos pequenos , separados, que consistia de menos de 100 participantes do sexo feminino que receberam a terapia de reposição hormonal. Em ambos os estudos pequenos , as mulheres apresentaram uma diminuição em sentimentos de tristeza e depressão.
Trials negativos
Um estudo muito maior , composto por mais de 16.000 participantes , foi conduzida pela Iniciativa de Saúde da Mulher . Nas suas conclusões (publicado em 2003 ) , a Iniciativa informou que não houve correlação entre a terapia de reposição hormonal e da redução da depressão em mulheres na menopausa .
Considerações
Desde o estudo de 2003 , tem sido determinado que a terapia de substituição hormonal tem um número de efeitos secundários perigosos , tais como o cancro da mama , a formação de coágulos sanguíneos , ataque cardíaco e acidente vascular cerebral . Devido a esses efeitos colaterais , alguns cientistas visualizar terapia de reposição hormonal como um tratamento viável para qualquer sintoma da menopausa , incluindo a depressão.