A depressão clínica é caracterizada por sintomas em curso que são diferentes de estado mental normal da pessoa. Todo mundo se sente deprimido e oprimido às vezes, mas o paciente com depressão clínica se sente deprimido todos os dias durante a maior parte do dia. Crianças e adolescentes deprimidos muitas vezes mostrar este como irritabilidade ou a retirada de suas atividades normais. Eles podem mostrar uma falta de interesse em atividades que antes gostava.
Falta de Foco
Muitas pessoas deprimidas acham que têm um tempo difícil se concentrar ou se concentrar em algo importante . Eles podem sonhar e achar que é difícil tomar decisões. Eles podem ser facilmente distraídos . Uma pessoa deprimida na escola ou envolvido em uma linha exigente de trabalho pode ter problemas para funcionar corretamente. Em crianças e adolescentes, uma queda nas notas pode ser um sintoma facilmente reconhecido. Para os idosos , a memória pode ser o primeiro sintoma .
Desesperança
Um sentimento de desespero é um sintoma característico da depressão. Os pacientes podem chorar com facilidade e me sinto triste . Eles podem sentir vazio ou sem valor. Muitas vezes, eles têm um senso exagerado de culpa. Em alguns pacientes, a culpa pode ser completamente delirante. Eles podem ter um senso irreal de responsabilidade por eventos negativos.
Suicídio
Alguns pacientes deprimidos pensar na morte e suicídio com freqüência. Eles podem fazer um plano específico de suicídio e adquirir os materiais necessários para realizar o suicídio. Algumas pessoas deprimidas realmente tentar o suicídio.
Sintomas físicos
Muitas pessoas comem demais quando pressionado , e algumas quase parar de comer. Uma pessoa deprimida tem muitas vezes um ganho de peso significativo ou prejuízo . Pode haver uma verdadeira mudança no apetite. As pessoas deprimidas geralmente sentem uma perda de energia . Seus hábitos de sono podem mudar. Alguns vão desenvolver insônia , e alguns vão querer dormir o dia todo. Outros podem sentir dores vagas e problemas gastrointestinais que não são facilmente diagnosticados. De acordo com um relatório da Universidade do Texas Medical School , há uma forte ligação entre dor e depressão. Os neurotransmissores serotonina e noradrenalina ajuda a regular o humor , mas também ajudar a regular a dor.