prescritos para tratar a doença maníaco-depressiva , bem como a depressão , o lítio pode ser administrada em comprimidos, cápsulas ou xarope. Os níveis de dosagem variam de acordo com a química do corpo da pessoa . O montante direito é determinada pela quantidade da substância que se encontra no sangue . Descobrir a dosagem correta pode exigir uma série de ajustes . Em média , os adultos necessitam de 300 a 400 miligramas tomadas duas a três vezes por dia.
Chemical Mechanism
Carbonato de lítio é a forma mais comumente usada da droga . Tem um efeito químico poderoso sobre o corpo . Lítio transporta uma carga química positiva semelhante à de sódio ou de potássio elementos , com os efeitos de tomar lugar ao nível celular . Produtos químicos como sódio , potássio e cálcio desempenham um papel essencial na função da célula . Lithium interage com substâncias químicas dentro e fora da célula, com um efeito direto sobre as funções celulares . As pessoas que tomam lítio para a depressão geralmente sentem os efeitos da droga dentro de uma semana , mas os seus efeitos completos não aparecem até duas a três semanas mais tarde.
Do Sistema Nervoso Central
Uma área em que os efeitos colaterais do lítio tornam-se particularmente poderoso é em sistema nervoso central do corpo (SNC). Produtos químicos em células do SNC , chamados neurotransmissores, atuam como mensageiros que se comunicam os impulsos nervosos em todo o corpo . Desequilíbrios de neurotransmissores estão presentes em pessoas que apresentam sintomas de depressão. Lítio actua interferindo com essas reacções químicas para criar uma química mais equilibrada no interior do corpo . No entanto, até que a dose correta é encontrado , efeitos colaterais como tremores nas mãos , alterações do ritmo cardíaco , distúrbios do sono e podem ocorrer tonturas .
Função Renal
Como os efeitos do lítio em sódio impacto função das células e níveis de potássio no corpo , alguns efeitos colaterais experimentados estão relacionadas com os processos de rim . Uma condição chamada diabetes insipidus nefrogênico é um efeito comum , que ocorre em cerca de 50 por cento daqueles que começar a tomar lítio. É uma condição na qual os rins tornam-se incapazes de conservar a água. Os sintomas da diabetes insipidus nefrogênico são micção freqüente de diluída, ou urina aquosa , e beber quantidades excessivas de água. Estes efeitos são reversíveis quando uma pessoa pára de tomar o lítio, no entanto , eles podem continuar durante o tempo que um ano depois. Igualmente preocupante são as possíveis reações que podem ocorrer quando o lítio é tomado com outros medicamentos. Os anti-inflamatórios , como naproxeno, ibuprofeno e indomethicin pode interferir com a capacidade do rim para eliminar o lítio, levando a níveis elevados no sangue e resultando efeitos colaterais.
Aviso
o efeito colateral mais perigoso de tratamento com lítio é o risco de toxicidade no sangue. Os sintomas de toxicidade no sangue incluem a fala arrastada , confusão, coma, perda de apetite e fadiga. As pessoas que estão na droga exigir verificações regulares nível de sangue para garantir os níveis sanguíneos não são tóxicas . Encontrar a quantidade de dosagem direito exige níveis de sangue para medir a apenas sob o nível tóxico . Esta é considerada a quantidade de dosagem terapêutica onde lítio é mais eficaz no alívio de sintomas de depressão. Como resultado, não é incomum para vários ajustes a serem feitos antes de a quantidade de dosagem certa é encontrado . Interações de lítio no nível celular também pode afetar os níveis de sódio , bem como as necessidades de hidratação do corpo. Todas as atividades que destroem a água, ou de reservas de sal , no corpo pode levar a outros efeitos colaterais. Hidratação adequada é essencial ao exercício ou nos casos em que a doença coloca uma pressão sobre as necessidades de hidratação do corpo.