Pessoas com depressão muitas vezes experimentam mudanças no comportamento físico. Depressão geralmente altera os padrões de sono , fazendo com que a pessoa dormir demais ou sofrer de insônia. Fadiga ou a falta de energia é provável ocorrer com depressão , como são as mudanças de apetite , o que pode resultar em tanto quanto um aumento de peso de 5 por cento ou perda de um curto período de tempo .
Sintomas mentais
Um indivíduo com depressão começa a experimentar sentimentos de inutilidade , auto- ódio e /ou culpa. Tornam-se muito distraído , incapaz de pensar claramente , tomar decisões ou se concentrar. Agitação, inquietação e irritabilidade podem ocorrer, e ele poderá retirar-se atividades sociais ou aqueles que ele usou para desfrutar. Sentimentos de desamparo , desesperança e desespero são características da depressão , assim como os pensamentos de morte ou suicídio . Ocasionalmente, os sintomas psicóticos , tais como alucinações ou delírios , estão presentes.
Prevalência de sintomas
Estes são todos os sintomas de depressão, mas nem todos são necessariamente apresentar num indivíduo que sofre da doença . Duas pessoas deprimidas podem apresentar sintomas completamente diferentes; Pode ser geralmente irritado e sofre de insônia , enquanto o outro é mais passiva , dorme muito e está preocupada com pensamentos de desespero .
Distimia
Distimia é um mais suave forma de depressão e pode deixar o doente com uma atitude pessimista, sentimentos de culpa, perda de interesse e retraimento social . Além disso , o ganho ou perda de peso , baixa auto-estima , fadiga crônica ou dificuldade de concentração podem ocorrer. A distimia pode durar anos, mas não é tão grave.
Diagnóstico
Muitas vezes , a depressão passa despercebida porque o indivíduo atribui seus sentimentos depressivos a problemas no trabalho , na escola ou relacionamentos , mas se qualquer um destes persistir por mais de duas semanas, ele deve falar com um membro da família, amigo ou especialista em saúde mental.