Identificar pensamentos e crenças de indução de culpa. Observe todos os pensamentos que tendem a se repetir. Ouça a sua auto-fala . Observe se esses pensamentos são culpa legítimo ("Eu não devia ter gritado com ela desse jeito " ) ou falsa culpa ( " Se eu não tivesse gritado com ela , ela não teria chutado o cão. É minha culpa que o cão é doer. " )
2
Jot temas recorrentes para baixo como:" Eu sou estúpido "," eu sou feio "ou" eu não posso fazer nada direito. " Isso soa como um pai crítico ou um amigo amoroso ? Você pode estar carregando a voz de um pai que condena com você por muito tempo depois que o pai se foi, e substituí-lo com a sua própria voz crítica.
3
Converse com você da mesma forma que você faria com um bom amigo. Dê a si mesmo a graça e perdão. Diga coisas como: " Qualquer um ficaria com raiva nessa situação " ou " Qualquer um poderia ter cometido um erro como esse. "
4
Substituir auto-condenação com auto-afirmação . Este não é apenas auto- bajulação , mas sim substituir as mentiras com a verdade. Diga-se a verdade sobre você . Você basicamente tipo , corajoso , honesto, inteligente ? Falar palavras como: "Eu cometi um erro , mas eu sou uma pessoa gentil e amável " e " Eu não deveria ter mentido para ela , porque eu sou uma pessoa honesta ", em vez de algo como, " eu não deveria ter mentido para ela . que hipócrita ! "
5
Faça cartões com auto-afirmações sobre o seu valor inerente como ser humano . Repita -los a si mesmo muitas vezes . Faça cartões que tratam de situações específicas como: "Eu sou digno de ser respeitado " ou "Eu sou valioso o suficiente para estar em relacionamentos com pessoas que cuidam . "