Effexor ® foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) em 2001 para tratar a depressão. Em 2005, o FDA emitiu um alerta de drogas pertencentes ao aumento do comportamento suicida e pensando entre pacientes que tomavam Effexor ® . Pouco depois, o FDA emitiu outro , aviso semelhante , desta vez referente a crianças e adolescentes que tomam a droga . Em 2006, o FDA emitiu ainda um outro alerta droga detalhando o risco de desenvolver uma doença potencialmente fatal chamada "Síndrome de Serotonina " . Os doentes a tomar qualquer droga no SSRI ( inibidor seletivo da recaptação da serotonina ) ou SSNRI (Selective serotonina Nor- epinefrina Inibidor ) estão em risco para o desenvolvimento desta síndrome.
Também em 2006, o FDA emitiu um alerta Black Box para Effexor XAE; que declarou o seguinte: " Os profissionais de saúde são aconselhados a prescrever Effexor ® e Effexor XR ® na menor quantidade de cápsulas compatíveis com a boa gestão dos pacientes para reduzir o risco de overdose" ( Dione ) . Vários outros avisos da caixa preta foram emitidos para Effexor incluindo aumento do risco de hipertensão em bem agudo de glaucoma de ângulo estreito de algum paciente.
Os perigos associados ao Effexor ®
além dos efeitos colaterais esperados de tomar a medicação conforme prescrito , que podem incluir dores de cabeça, náuseas, dores de estômago, e uma miríade de outros sintomas , o perigo estava dentro de ambos com o comportamento suicida pode causar , bem como os efeitos adversos de faltar uma dose ou desmame da droga completamente .
risco de comportamento suicida
a primeira e mais grave advertência sobre Effexor ® veio em 2005, após a prova FDA revisou que sugeriu Effexor ® e outro antidepressivo relacionada estavam causando pensamentos suicidas e comportamentos em pacientes. De acordo com Dione , um sistema de gestão de medicamentos utilizados pelos hospitais ", embora a FDA não concluiu que as drogas antidepressivas causar agravamento da depressão ou tendências suicidas , os prestadores de cuidados de saúde deve estar ciente de que o agravamento dos sintomas pode ser devido à doença de base ou pode ser um resultado da terapia medicamentosa . " O FDA sugerem que pacientes que tomam Effexor ® ser acompanhada de perto por um médico treinado para sinais de alerta que a droga pode tanto ser a causa do comportamento suicida ou que a droga não está sendo eficaz para aliviar a depressão pacientes.
risco de síndrome serotoninérgica
tem havido uma crescente conscientização nos últimos anos sobre os perigos e os riscos de desenvolvimento de síndrome da serotonina quando se tenta parar ou retirar-se SSRIs e SSNRIs . Dr. Daniel M. Campagne , PhD escreveu um artigo em julho de 2005 , " A venlafaxina e sintomas graves de abstinência : aviso de Drivers" que detalha esses sintomas. Segundo Dr. Campagne , os seguintes sintomas são graves , em muitos casos : agitação, anorexia, ansiedade, confusão, problemas de coordenação , diarreia, tonturas , boca seca, humor disfórico , fasciculação , fadiga, dores de cabeça, hipomania , insônia, náusea , nervosismo, pesadelos , distúrbios sensoriais (incluindo sensações elétricas tipo choque ) , sonolência , sudorese , tremor, vertigem e vômito.
Estes sintomas podem prejudicar drasticamente a capacidade do paciente para executar funções diárias e normalmente afetam a qualidade de vida global. Ele faz ainda a afirmação de que os sintomas de abstinência severas pode começar logo após uma dose (devido a curta meia vida do medicamento) e que estes sintomas têm a capacidade de prejudicar a coordenação de uma pessoa e habilidades motoras finas. Assim, é considerado extremamente perigoso para os pacientes que sofrem com esses sintomas a dirigir um carro ou operar máquinas pesadas, ou fazer qualquer atividade física ou mental que possa causar danos a si mesmos ou aos outros.
Considerações
Os médicos que mais prescrevem frequentemente Effexor ® são clínicos gerais , psiquiatras não treinados e podem não estar cientes da gravidade da síndrome de abstinência. Os pacientes foram orientados a vencer fora de Effexor ® na forma típica , como uma pílula todos os dias durante duas semanas e depois parar. No entanto , este método intensifica os sintomas de abstinência e tem a capacidade de causar doenças graves e ameaçadoras da vida . Pacientes considerando tomar Effexor ® no tratamento da depressão deve fazer sua própria investigação e certificar-se de que eles estão fazendo uma decisão informada sobre o melhor curso de ação para a sua saúde mental.
Pacientes já em Effexor ® que estão considerando desmame são fortemente encorajados a não parar o peru frio . Para parar de repente pode causar no fluxo de sintomas graves. Os pacientes devem consultar seu médico em primeiro lugar e não tomar nenhuma ação , a menos que eles estão sob estreita supervisão por esse médico.