Os efeitos emocionais e mentais de retirada fluoxetina são frequentemente entre as mais preocupantes. Sintomas baseados em neurologicamente comuns incluem irritabilidade, pesadelos , crises de choro não provocados e as sensações tipo choque elétricos conhecidos como " zaps cérebro" . Pode haver um agravamento da condição para a qual foi prescrito o medicamento , tais como ansiedade ou depressão , bem como novos sintomas. Acatisia --- o sentimento de inquietação que faz com que o movimento corporal constante --- também é possível durante a retirada fluoxetina .
Sintomas físicos
fluoxetina atua principalmente no cérebro, mas os sintomas de abstinência física são comuns após a cessação . Dor de cabeça é o efeito mais comumente relatados , seguido por fadiga, náuseas e dores de gripe. Algumas pessoas também sentir tonturas, diarréia e sensações dolorosas na pele semelhante ao fenômeno alfinetes e agulhas.
Perigos potenciais de Fluoxetina Retirada
Raramente, fluoxetina retirada pode causar efeitos potencialmente perigosos , especialmente quando parou abruptamente. Pensamentos e comportamentos suicidas são muitas vezes relatadas ao iniciar ou parar de antidepressivos como a fluoxetina como o cérebro se acostuma a flutuação dos níveis do neurotransmissor serotonina . Recorrência e piora da depressão, ansiedade e mania sintomas tipo é uma possibilidade, que pode levar a comportamentos compulsivos ou perigosos. De acordo com Rense.com , um fenômeno conhecido como sono REM Comportamento Disturbance às vezes ocorre quando cessar o tratamento com ISRS , causando pacientes a "atuar " seus sonhos enquanto em um estado de sono .
Dicas para aliviar Retirada
Antes de tentar parar de fluoxetina ou outros medicamentos psiquiátricos , é importante pesar os resultados positivos contra os negativos. Se você estivesse prescrito fluoxetina no tratamento da depressão situacional e , desde então, experimentaram uma melhoria na sua situação de vida , parando pode ser a opção certa. Aqueles que sofrem de longa data depressão de natureza fisiológica são mais propensos à recaída em depressão depois de sair .
Se você decidir parar de fluoxetina, consulte o seu médico prescrever ou profissional de saúde mental , que pode aconselhar um cronograma de redução gradual seguro reduzir os sintomas negativos. Informar as pessoas de sua situação e não tenha medo de pedir ajuda se você precisar dele . Exercite-se diariamente para ajudar a aliviar o stress ea tensão causada pela retirada e reservar um tempo a cada dia para atividades relaxantes.
Aviso
Embora raro , algumas pessoas experimentam efeitos perigosos ao sair fluoxetina . Se você sofrer de depressão grave ou ansiedade ou ter pensamentos suicidas , procure ajuda imediatamente.