Segundo Prevenção , efeitos colaterais de fenilalanina que é considerado comum, mas não é grave incluem azia , náuseas, prisão de ventre e dores de cabeça leve . Estes sintomas geralmente não requerem atenção médica , mas os pacientes devem contatar seus médicos que eles deveriam tornar-se mais pronunciada, extensa ou desconfortável.
Efeitos secundários graves
graves efeitos colaterais associados com fenilalanina incluem insônia , confusão, tonturas e dor de cabeça intensa . Um doente que apresente estes sintomas deve procurar atendimento médico e consultar com um médico antes de doses de fenilalanina continuada.
Efeitos colaterais graves
Segundo PDRHealth , efeitos secundários graves associados a fenilalanina incluem aperto ou dor aguda no peito, dificuldade em respirar e um aumento súbito na freqüência cardíaca ou pressão arterial. Os sintomas de reação alérgica ao suplemento incluem erupção cutânea ou urticária súbita e inchaço da face, pescoço , lábios ou língua . Um doente que apresente estes efeitos secundários deve procurar atendimento médico de emergência imediata .
Condições médicas existentes
acordo com a Universidade de Maryland Medical Center , fenilalanina podem causar ansiedade e nervosismo incomum , especialmente em crianças . Assim, as crianças em tratamento para o TDAH devem ter suas doses de fenilalanina cuidadosamente monitorado para evitar que episódios graves de hiperatividade. As mulheres que estão grávidas , a planear engravidar ou estão amamentando não devem tomar suplementos de fenilalanina .
Interações Medicamentosas
Fenilalanina tem o potencial de interagir negativamente com medicamentos antipsicóticos prescritos para tratar a esquizofrenia , depressão e transtorno bipolar , como a tioridazina , clozapina e haloperidol. Isso pode resultar em sintomas de discinesia tardia ( movimentos involuntários dos membros, músculos faciais e da língua ) . Fenilalanina também podem diminuir a eficácia da levodopa , um medicamento prescrito para aliviar os sintomas da doença de Parkinson.