O efeito colateral mais comum de exposição de lítio para o sistema nervoso é tremores das mãos ou outras partes do corpo. Outros efeitos colaterais podem incluir tontura, vertigem , desmaios , coma, estupor de pensamento , problemas para dormir , convulsões, incontinência urinária, agravamento da síndrome orgânica do cérebro, letargia , fraqueza muscular, dores de cabeça e distúrbios de movimento , tais como ataxia, disartria, e hiperreflexia .
Efeitos secundários Sistema Urinário
lítio é conhecido por afetar os rins; de fato, como muitos como 50 por cento dos pacientes submetidos a tratamentos de lítio sofrer efeitos secundários relacionados com o rim , como diabetes insipidus nefrogênico , uma forma de diabetes caracteriza-se pela micção excessiva e sede excessiva , devido à desidratação.
efeitos colaterais cardiovasculares
relataram efeitos colaterais do sistema cardiovascular incluem arritmias cardíacas , hipotensão, colapso circulatório periférico, e mudanças nos padrões de ECG . Um paciente de lítio foi relatado para ter miocardite intersticial, uma doença inflamatória do músculo cardíaco .
Gastrointestinais Efeitos colaterais
exposição de lítio tem sido conhecido por causar náuseas , vômitos , . dor abdominal, diarréia , anorexia, boca seca e
do Sistema Endócrino Efeitos colaterais
lítio afeta a glândula tireóide de diferentes maneiras; o efeito mais comum é o aumento da produção de thyotropin , o que muitas vezes resulta em bócio . Bócio ocorre em até 5 por cento dos pacientes de lítio.
Diversos efeitos colaterais
Outros efeitos secundários da exposição de lítio incluem doenças de pele como erupções , psoríase, queda de cabelo , úlceras , acne , hipersensibilidade, uma contagem de esperma diminuiu , perda ou ganho de peso, gosto metálico na boca e febre.