Descrito como medo existencial ou angústia por Søren Kierkegaard em "O conceito de angústia " ( 1844) , um jovem talentoso , muitas vezes descreve temendo o futuro, porque o caminho não está preparado para ele: ela exige fazer suas escolhas que não têm nenhum resultado claro . Ele teme a própria liberdade de escolha.
Neurotic Perfeccionismo
Um fator que contribui pode ser perfeccionismo. Buscando atingir a perfeição não é inerentemente mau ou insalubre , mas o perfeccionismo neurótico evidencia o medo do fracasso . Quando a criança superdotada tem metas inatingíveis devido , não ao intelecto , mas a sua situação presente , ela pode sofrer de depressão do perfeccionismo neurótico.
Sensibilidade emocional
o jovem talentoso , muitas vezes é extremamente consciente de seu ambiente, todos ao seu redor e dentro de si mesmo . Esta sensibilidade emocional aumentada faz com que ele receptivo a novas idéias e aberto à criatividade , mas também torna -lo consciente de tensão e ansiedade social elevada, fazendo com que ele misperceive expectativas dos adultos . Ele torna-se vulnerável à crítica, sugestão e apelo emocional . Sua capacidade de sentir empatia e compaixão torna -o vulnerável a sentimentos de injustiça social em nome de outras pessoas que podem não sentir isso por conta própria .
Identidade Difusão
A gifted juventude é constantemente ciente de como ela difere da maioria dos colegas. Ela reconhece o valor cultural de conformidade , de modo que ela mascara seus dons , o desenvolvimento de identidades alternativas para se tornar socialmente aceitável . Ela constantemente enfrenta o dilema de escolher entre ser socialmente aceita e perseguir seus desejos intelectuais. Incapaz de ser ela mesma , ela tenta em vários papéis , buscando resolver suas necessidades sociais e intelectuais , mas não o desenvolvimento de sua verdadeira identidade.
Self Love
O processo de auto o amor envolve várias etapas : auto-consciência , localizar espíritos afins , sentindo-se aceito e compreendido pelos outros , aceitando auto , reconhecendo as diferenças de outro e desenvolver uma apreciação de outros e as suas diferenças. Jovens talentosos , atrofiado no desenvolvimento da auto-estima , frustrado em encontrar espíritos afins e compreensão pelos outros, experimentar uma depressão resultante.
Philosophical Nurture
por sua natureza , o cognitivamente dotados muitas vezes perseguir especulação filosófica e moral. Vendo os problemas que exigem soluções , mas incapaz de afetar a solução , leva a sentimentos de impotência.
Aceitação emocional
contrário atletas , cujas proezas comemoramos publicamente , ou o belo , que nós celebramos com concursos e coroas, raramente é que vamos abrir celebrar o intelectualmente brilhante para suas diferenças. Estudos mostram que crianças superdotadas prosseguirá áreas criativas e intelectuais sem ajuda , mas precisam de assistência no desenvolvimento de aceitação social e emocional através do envolvimento activo por outros que optam por aceitar e celebrar as suas diferenças.