A primeira etapa do processo de luto é a negação. Enquanto em negação, a pessoa em luto vai tentar negar a existência de problemas ou tentar negar sua gravidade. Por exemplo, uma pessoa em negação sobre a perda de um ente querido pode dizer para si mesmo: " Isso não está acontecendo . " Uma pessoa em estado terminal na mesma posição pode dizer: " As coisas vão mudar . Ainda pode se recuperar. " Durante esta fase, a pessoa em luto pode buscar o isolamento a partir da interação social.
Anger
A segunda etapa é a raiva. Fades negação e frustrações surgem em seu lugar. A pessoa em luto pode culpar o mundo ou o destino, enquanto ressentindo alguém em uma situação mais favorável. Consolar uma pessoa durante esta fase pode revelar-se difícil. Alguém vivenciando nesta fase pode dizer: " Isso não é justo ! Eu não mereço isso!"
Negociação
O estágio de barganha vem depois de raiva . Até agora , a pessoa em luto entende perfeitamente a situação, mas espera mudar isso pela negociação com os poderes superiores . Algumas características desta fase incluem tentativas de negociar um adiamento da morte e promete levar uma vida melhor . Por exemplo, durante a fase de negociação , uma pessoa pode dizer : "Deus, se você deixar a minha mulher viver mais tempo , vou tratar minha família melhor".
Depressão
O estágio de depressão segue negociação . A pessoa em luto se dá conta de que a morte é certa. Ele se torna silencioso e busca isolamento. Internamente, uma sensação de dormência ou vazio substitui raiva e tristeza. A pessoa que experimenta este tipo de depressão devem receber tempo e espaço apropriado para lamentar .
Aceitação
A fase final é a aceitação. A pessoa de luto atinge esta fase , quando ele finalmente reconhece a mortalidade e sua incapacidade de parar ou atrasar a vinda da morte. Aqueles que não chegar a esta fase pode lutar com a morte até o fim. Durante esta fase final , a pessoa pode dizer: " Não adianta lutar contra isso . Eu só preciso estar pronto . "