Quando você começa primeiramente uma notícia devastadora de sua própria doença terminal, a doença terminal ou morte de um ente querido, ou um evento de impacto vida como um divórcio ou desastre natural, sua primeira reação é choque. Você não quer acreditar. Você não sabe como reagir. Você torna-se confuso e desorientado .
Denial
A segunda fase do luto é a negação. Durante este estágio , você tenta fingir que o problema não existe. Você diz para si mesmo: " Isto não é realmente acontecendo comigo ", ou você fechar os olhos e dizer: " Isso tudo é um engano. Quando eu abrir meus olhos , ele vai embora. "
Anger
Uma vez que você começa a aceitar a verdade da situação, você vai de negação à ira. Durante este estágio, você experimenta sentimentos de hostilidade com a falta de controle que você tem . Estes sentimentos são mais fortes se você sempre quis estar no controle. Você pode encontrar-se tomar sua raiva sobre os outros, mesmo que eles não têm controle de , e não foram a causa , a situação .
Negociação
Mesmo se você nunca foi uma pessoa religiosa ou acredita em Deus , você pode encontrar-se tentando barganhar com Deus. Você pode começar a orar e dizer a si mesmo que você vai ser uma pessoa melhor , se Deus desfaz o problema. Se a situação é um divórcio, você pode encontrar-se a negociação com o seu cônjuge .
Luto
Você pode encontrar-se entrar em uma depressão profunda durante esta quinta fase do luto . Você pode descobrir que você experimenta mudanças extremas de humor . Esta fase pode durar durante um período prolongado de tempo . Não tenha medo de procurar ajuda de um conselheiro de luto profissional ou terapeuta. Também é importante entender que todo mundo sofre de forma diferente. Não tente se comparar aos outros que passaram por situações semelhantes.
Aceitação
Depois de ter chegado a esta fase final, você será capaz de fazer o que é preciso viver o presente e olhar para o futuro . Para as pessoas que aceitaram a sua doença terminal, esta é a fase em que se pode amarrar as extremidades perder antes de morrer.