Um dos aspectos mais importantes do processo de luto é entender como ele funciona. O psiquiatra Elizabeth Kübler- Ross desenvolveu a abordagem das cinco fases do luto . Vários eventos podem causar alguém para experimentar essas etapas. Muitas vezes, uma pessoa passa por estes estágios quando experimentam um evento de separação de mudança de vida , como um divórcio ou morte. Inicialmente , a pessoa muitas vezes passa pelo primeiro estágio de negação, onde ele pode sentir dormentes ou agir como se isso não está acontecendo . A segunda etapa é a raiva , que vem quando a pessoa percebe a gravidade da situação e começa a processá-lo. A terceira etapa , que pode ser perigoso, é a negociação , em que uma pessoa tenta sair da situação , oferecendo -se proposições irrealistas. A quarta etapa é a depressão , e a fase final é a aceitação da situação . Embora a separação pode sempre machuca , a pessoa começou a aceitar a nova situação de vida .
Lidar com
Separação
Enquanto uma pessoa se move através das fases de tristeza relacionada com um evento de separação , ela também deve experimentar diferentes maneiras de lidar com a situação. É importante que ela reconhece que ter sentimentos diferentes - o que muitas vezes pode se tornar intensa - é normal e uma parte aceita de lidar com a separação. Sentimentos podem variar de tristeza a raiva até a exaustão. Além disso, uma pessoa lidar com a separação deve tentar e fazer uma pausa, talvez tomar algum tempo fora do trabalho. É importante para as pessoas que lidam com a separação de ser aberto com os outros e expressar o que estão sentindo . Este pequeno passo pode aliviar muito a carga .
Crianças e Grief
É importante reconhecer que os adultos e as crianças podem , por vezes, a separação de processo e dor de forma diferente. Enquanto as crianças passam pelas mesmas fases do luto - negação, raiva, barganha , tristeza e aceitação - eles não estão cientes do processo de luto e pode ter mais dificuldade em chegar a um acordo com o que eles estão sentindo. É importante para os adultos em situação de ser capaz de confortar as crianças. Os pais ou responsáveis devem assegurar que a criança se sente à vontade para discutir seus sentimentos e explicar para a criança que esta é uma parte normal do processo de cura e que um dia ele não vai se sentir tão mal anymore.
Profissional Ajuda
Muitas vezes, uma pessoa lidar com a separação e dor resultante de uma separação percebe que ela não pode lidar com isso por conta própria. Quando uma pessoa começa a sentir uma sensação de desesperança , pode ser o momento certo para procurar ajuda profissional. Muitos terapeutas e conselheiros de luto estão disponíveis. Sinais de que uma pessoa deve contactar um profissional incluem , se uma pessoa se sente a vida não vale a pena viver , se culpa pela perda, se sente entorpecido ou desligado ou se sente uma incapacidade para realizar atividades diárias .