Os humanos compartilham um ancestral comum com os chimpanzés , que também aparecem triste quando os eventos de vida não favorecê-los . De acordo com Dylan Evans, um psicólogo evolucionista citado no The Times, a capacidade que os seres humanos se sentem tristes faz parte de sua evolução. " As pessoas não têm de aprender a ser triste, as pessoas cegas que nunca viram rostos produzir as mesmas expressões faciais ", diz ele . " Assim como outras emoções básicas, como alegria, medo e desgosto , tristeza tem todas as características de uma adaptação . "
Escala de tempo
Todo mundo fica triste em algum momento de suas vidas . Isto pode ser devido à perda e separação, mudanças , desilusões e problemas de relacionamento . Segundo o site Saúde das Crianças , mais de 50 por cento dos adolescentes experimentam um período de tristeza , pelo menos uma vez por mês . As mulheres que estão grávidas ou que tenham recentemente dado à luz pode experimentar um período de tristeza. De acordo com um estudo mexicano de 1.134 mulheres , houve 21 casos de tristeza relatados.
Sex
Ao invés de sentimentos de realização, o ato sexual pode levar a sentimentos de tristeza. De acordo com um estudo australiano citado pelo site do Correio on-line, 10 por cento dos jovens inquiridos admitiram que frequentemente ou quase sempre se sentiu triste depois do sexo. Um em cada três admitiram que tinham se sentiu triste depois de fazer amor em algum momento de suas vidas. O autor do estudo , Robert Schweitzer, diz que, normalmente, o período após o sexo está associado a sensações de bem-estar e relaxamento. " No entanto ", diz ele " os indivíduos que experimentam disforia pós-coito ou tristeza após o sexo, pode expressar seus sentimentos imediatos após a relação sexual em termos de melancolia , choro , ansiedade, irritabilidade ou sensação de inquietação. "
imagem Shopping
de acordo com um estudo citado pelo site da Biblioteca de Saúde, voltadas para dentro pessoas que se sentem tristes estão dispostos a pagar mais por um item que suas contrapartes emocionalmente neutras. " É a combinação de tristeza e auto- foco que impulsiona o efeito , e verifica-se que a tristeza leva a um aumento na auto- foco ", disse Cynthia Cryder , co- autor do estudo da Universidade Carnegie Mellon .