Pergunte a si mesmo sobre a fonte de sua culpa, e identificar claramente de onde ele está vindo. Se você é culpado , porque você acha que você ofendeu alguém , pedir desculpas para a pessoa e deixá-lo ir. Mesmo se a pessoa não aceitar o seu pedido de desculpas , tomar a decisão de seguir em frente com sua vida. Se você se sente culpado porque alguém julga -lo negativamente , considere a fonte. Pergunte a si mesmo se essa pessoa é perfeita. Permita-se , entre outros , para ser imperfeito.
2
Pare de falar negativamente sobre si mesmo. Por exemplo, deixar de lembrar-se sobre o que você " deve" fazer , ou o que você " deveria" ter feito. Você está tentando viver de acordo com os padrões irrealistas que os outros criaram para você. Você deve definir seus próprios padrões e códigos de comportamento. Não repreender a si mesmo com pensamentos negativos , uma vez que só irá perpetuar os seus sentimentos de culpa . Em vez disso, constantemente lembrar -se de todas as suas qualidades positivas .
3
Insista para que os outros te aceitar como você é. Torne-se consciente das pessoas em sua vida que tentam fazer você se sentir culpado, e evitá-los. Você deve ser tolerante com os sentimentos e as crenças dos outros , mas não às custas de seu próprio país. Pare de se preocupar com o que as outras pessoas possam pensar, e fazer o que você acha que é certo.
4
Aprenda com seus erros , mas esquecer as experiências. Não me debruçar sobre más decisões que levaram a conseqüências negativas. Em vez disso , concentre-se em fazer as melhores decisões no futuro com base na sabedoria que você ganhou. Constantemente lembrar -se de tudo o que você tem feito e quanto você está crescendo como pessoa.
5
Cerque-se de pessoas positivas que têm auto-estima elevada . Associar -se com pessoas positivas , será mais fácil para você se sentir bem consigo mesmo.