casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | surdez

Querer um bebê surdo se vocês são um casal é ético ou antiético e por quais motivos?

Se é ético ou não um casal querer um bebê surdo é uma questão complexa que não tem resposta fácil. Há muitos factores a considerar, incluindo as motivações do casal para querer um filho surdo, o impacto potencial da surdez na vida da criança e a disponibilidade de recursos para apoiar a criança e a sua família.

Argumentos a favor de querer um bebê surdo:

* Alguns casais acreditam que ter um filho surdo seria uma experiência única e gratificante. Eles podem ser atraídos pela ideia de criar um filho que seja diferente deles e que possa ensiná-los sobre a cultura surda.
* Outros casais podem achar que estão mais bem preparados para criar um filho surdo do que os pais ouvintes. Eles podem ter experiência em trabalhar com crianças ou adultos surdos, ou podem ter parentes ou amigos surdos.
* Ainda outros casais podem simplesmente acreditar que a surdez não é uma deficiência e que não há razão para que uma criança surda não deva ter as mesmas oportunidades que uma criança ouvinte.

Argumentos contra querer um bebê surdo:

* Algumas pessoas acreditam que não é ético trazer intencionalmente ao mundo uma criança com deficiência. Argumentam que a surdez pode ter um impacto significativo na vida de uma pessoa e que é injusto submeter uma criança a este fardo.
* Outros acreditam que é importante considerar o impacto potencial da surdez na família da criança. Eles argumentam que criar uma criança surda pode ser um desafio e pode prejudicar os recursos da família.
* Outros ainda acreditam que é simplesmente errado querer um filho por qualquer motivo que não seja o amor. Eles argumentam que é uma exploração trazer uma criança ao mundo simplesmente porque você deseja que ela seja de uma determinada maneira.

Em última análise, a decisão de querer ou não um bebê surdo é uma decisão pessoal que cada casal deve tomar por si mesmo. Não existe resposta certa ou errada, e o que é melhor para uma família pode não ser melhor para outra. É importante pesar cuidadosamente os prós e os contras antes de tomar uma decisão.

Recursos adicionais:

* [Sociedade de Crianças Surdas](https://www.deafchildren.org.uk/)
* [Associação Nacional de Surdos](https://www.nad.org/)
* [Sociedade Americana para Crianças Surdas](https://www.deafchildren.org/)