casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | surdez

O que é surdez condutiva?

A surdez condutiva resulta de obstrução ou dano ao canal auditivo externo, à membrana timpânica, aos ossículos do ouvido médio ou à tuba auditiva. Como resultado, a transmissão das ondas sonoras ao ouvido interno fica prejudicada.

As causas da surdez condutiva incluem:

1. Impactação de cerume :O acúmulo de cera no canal auditivo pode impedir que as ondas sonoras cheguem ao tímpano.

2. Corpo estranho no canal auditivo :Objetos como pequenos brinquedos, contas ou insetos podem ficar alojados no canal auditivo, causando surdez condutiva.

3. Otite externa :A infecção do ouvido externo pode inchar o canal auditivo e bloquear as ondas sonoras.

4. Perfuração da membrana timpânica :Um buraco no tímpano pode impedir que as ondas sonoras sejam transmitidas ao ouvido médio.

5. Otite média :A infecção do ouvido médio pode causar acúmulo de líquido atrás do tímpano, o que pode interferir na transmissão do som.

6. Disfunção da trompa de Eustáquio :A trompa de Eustáquio é um pequeno canal que conecta o ouvido médio à parte posterior da garganta. Quando a trompa de Eustáquio está bloqueada ou disfuncional, pode causar aumento de pressão no ouvido médio, o que pode interferir na transmissão do som.

A surdez condutiva é geralmente uma condição temporária que pode ser tratada com intervenção médica ou cirúrgica. Em alguns casos, entretanto, a surdez condutiva pode ser permanente.