casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Distúrbios da Comunicação
Como você pode fazer seu irmão mais velho parar de assediar você?
Lidar com um irmão mais velho que o assedia pode ser um desafio. Aqui estão algumas estratégias para ajudá-lo a resolver o problema:
1.
Converse com seus pais ou outro adulto de confiança. Explique o que está acontecendo e como isso faz você se sentir. Eles podem intervir em seu nome e garantir sua segurança e bem-estar.
2.
Estabeleça limites. Deixe claro para seu irmão quais comportamentos você considera assédio ou inapropriados. Por exemplo, você pode dizer:"Não quero que você me xinge ou me toque sem minha permissão".
3.
Evite situações em que haja probabilidade de ocorrência de assédio. Se seu irmão tende a assediá-lo em certas situações, como quando vocês estão sozinhos ou quando ele está com raiva ou estressado, tente evitar essas situações tanto quanto possível.
4.
Reaja com calma e assertividade. Quando seu irmão o assediar, tente manter a calma e evite reagir de uma forma que agrave a situação. Em vez disso, fale com uma voz firme e assertiva e diga-lhe que o seu comportamento não é aceitável.
5.
Procure o apoio de amigos e familiares. Converse com seus amigos, familiares ou outras pessoas de confiança sobre o que você está passando. Ter um sistema de apoio pode ajudá-lo a se sentir menos sozinho e dar-lhe forças para enfrentar seu irmão.
6.
Documente os incidentes. Mantenha um registro das datas, horários e detalhes dos incidentes de assédio. Esta documentação pode ser útil se você precisar envolver seus pais, professores ou outras autoridades.
7.
Considere procurar ajuda profissional. Se o assédio for grave ou não melhorar apesar de seus esforços, você pode considerar conversar com um conselheiro ou terapeuta. Eles podem ajudá-lo a desenvolver estratégias para lidar com o assédio e o impacto emocional que ele está causando em você.
Lembre-se de que você tem o direito de ser tratado com respeito e de não ser submetido a assédio ou intimidação. Se o comportamento do seu irmão está dificultando que você viva sua vida com conforto e segurança, é importante procurar ajuda e apoio.