casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios da Comunicação

Você pode transmitir uma DST sem tê-la?

Geralmente não é possível transmitir uma doença sexualmente transmissível (DST) sem ter você mesmo a doença. No entanto, existem algumas exceções a esta regra.

- Se alguém foi recentemente exposto a uma DST, pode transmitir a infecção a outra pessoa antes de apresentar quaisquer sintomas. Isso é conhecido como período de incubação. Por exemplo, alguém pode transmitir o VIH a outras pessoas poucas semanas após a infecção, mesmo antes de desenvolverem quaisquer sintomas de SIDA.
- Se alguém tiver uma DST crónica, como herpes ou hepatite B, pode transmitir a infecção a outra pessoa, mesmo que não apresente quaisquer sintomas. Isso ocorre porque essas DSTs podem permanecer latentes no corpo por longos períodos de tempo.
- Se alguém tiver uma infecção sexualmente transmissível (IST), como clamídia ou gonorreia, que não for tratada adequadamente, pode causar complicações que podem ser transmitidas a outra pessoa. Por exemplo, a clamídia não tratada pode causar doença inflamatória pélvica (DIP), que pode causar infertilidade ou gravidez ectópica.

Se você está preocupado com a possibilidade de ter uma DST, é importante consultar um médico para fazer exames e tratamento. O diagnóstico e o tratamento precoces podem ajudar a prevenir complicações graves e reduzir o risco de transmissão da infecção a outras pessoas.