casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios da Comunicação

O que significa insulto remoto?

Insalto remoto (ou, mais precisamente, insulto remoto) é um termo obsoleto da engenharia militar para um ataque surpresa com uma força que foi mantida a alguma distância da linha principal de batalha.

O termo foi usado pela primeira vez em 1643 pelo engenheiro militar inglês Ralph Starkey, que o definiu como "uma investida feita repentinamente de um forte, ou algum local de vantagem semelhante". Starkey distinguiu os ataques remotos das surtidas, que ele definiu como "um ataque mais geral ou comum do que um ataque remoto".

Insultos remotos eram frequentemente usados ​​pelos defensores de uma posição fortificada para perseguir os sitiantes e perturbar os seus trabalhos de cerco. Eles também poderiam ser usados ​​para atacar linhas de abastecimento inimigas ou para capturar postos avançados inimigos.

O termo ataque remoto caiu em desuso no século XVIII, mas foi revivido no século XIX pelo teórico militar francês Antoine-Henri Jomini. Jomini definiu o ataque remoto como "um ataque repentino feito por um destacamento de tropas à distância sobre uma posição inimiga". Distinguiu os ataques remotos das surtidas, que definiu como “um ataque repentino realizado por tropas que receberam ordem de abandonar um local num determinado momento e regressar ao mesmo local após terem cumprido o seu objectivo”.

Jomini considerava os ataques remotos uma ferramenta valiosa para os comandantes que conseguiam surpreender o inimigo e explorar as suas fraquezas. Ele escreveu que os insultos remotos "podem ter a influência mais decisiva sobre o resultado de uma campanha".

Na linguagem militar moderna, o termo ataque remoto não é mais usado. Contudo, o conceito de ataque surpresa à distância continua a ser uma parte importante do planeamento militar.