Ao se comunicar com pessoas que gaguejam , você pode ajudá-los , dando-lhes tempo para expressar seus pensamentos. Não pressioná-los a terminar as suas palavras ou frases rapidamente. Não terminar as suas frases para eles. Mesmo dizendo palavras como " relaxar", "slow down " ou " respirar fundo " só pode adicionar pressão e fazê-los sentir mais desconfortável quando se fala.
Encontrar grupos de apoio
Outra forma de ajudar os gagos é realizar pesquisas e encontrar -lhes um grupo de apoio. Estar perto de pessoas que vivem com o mesmo problema e com problemas semelhantes pode ser terapêutico e ajudar com o tratamento. Esta é também uma oportunidade para os gagos para encontrar recursos adicionais em tratamentos de gagueira e de comunicação.
Educação
Aprender mais sobre por que a gagueira ocorre pode ajudar alguém a superar este problema. Como pai, você pode ser capaz de ajudar o seu filho por educar-se sobre o porquê de a gagueira ocorre e quais as abordagens que você pode tomar para ajudar a reduzir e tratar os efeitos . Gagueira pode começar entre as idades de dois e três anos quando a fala não é completamente automatizado . Se você começar a observar uma criança repetindo sons e ter problemas de comunicação , não desprezá-lo . Basta usar palavras simples, reduzir a pressão , informar os professores sobre o problema e ajudá-lo a articular suas palavras.
Visualization
Segundo StopStuttering.org , outra maneira de ajudar os gagos é ensiná-los a visualizar o que eles estão dizendo em suas mentes antes de falar. Isso os ajuda a preparar mentalmente para dizer a palavra em voz alta. Trabalhar com eles e ajudá-los a ver as palavras antes de dizê-las. A visualização pode ajudar a reduzir o estresse em determinadas situações públicas e proporcionar a pessoa com a confiança de falar claramente .