casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Flu Fria

Quais são as diferenças entre a Peste Negra e a Gripe Espanhola?

A Peste Negra e a Gripe Espanhola foram pandemias devastadoras que causaram milhões de mortes em todo o mundo. No entanto, existem algumas diferenças importantes entre as duas doenças.

Causa
A Peste Negra foi causada pela bactéria Yersinia pestis, que normalmente é transmitida por pulgas. A gripe espanhola foi causada por uma cepa do vírus influenza chamada H1N1.

Sintomas
Os sintomas da Peste Negra foram extremamente graves e incluíam febre, calafrios, inchaço dos gânglios linfáticos e escurecimento da pele. A gripe espanhola também causou vários sintomas, incluindo febre, calafrios, dores musculares e problemas respiratórios.

Taxa de mortalidade
Estima-se que a Peste Negra tenha matado entre 75 e 200 milhões de pessoas em todo o mundo, tornando-a uma das pandemias mais mortíferas da história da humanidade. Estima-se que a gripe espanhola tenha matado entre 50 e 100 milhões de pessoas em todo o mundo.

Transmissão
A Peste Negra foi espalhada por pulgas que viviam em ratos e outros roedores. A gripe espanhola se espalhou pelo ar através da tosse e do espirro.

Tratamento
Não houve tratamento eficaz para a Peste Negra durante a Idade Média. A gripe espanhola foi tratada com uma variedade de medicamentos, incluindo aspirina, quinina e estricnina.

Prevenção
Não há nenhuma maneira conhecida de prevenir a Peste Negra. A gripe espanhola pode ser prevenida vacinando-se contra o vírus influenza.

Apesar destas diferenças, a Peste Negra e a Gripe Espanhola foram ambas grandes pandemias que tiveram um impacto profundo no mundo. Ambas as doenças causaram mortes e perturbações generalizadas e ambas mudaram o curso da história humana.