casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Flu Fria

Por que a linha fria sua?

A condensação se forma em superfícies frias quando o ar quente e rico em umidade entra em contato com elas. Como a água fria que passa pelo cano de água fria o mantém frio, o ar próximo a ele também é resfriado. Se esse ar resfriado não conseguir reter toda a umidade que contém, o vapor d'água deve condensar e formar gotículas líquidas na superfície fria do tubo, fazendo-o suar.

Os seguintes fatores afetam a ocorrência e gravidade da transpiração:

- Temperatura: Quanto mais fria a superfície, mais umidade ela pode reter. Assim, quanto mais frio estiver o seu cano de água fria, maior será a probabilidade de ele suar.
- Umidade: Quanto mais rico em umidade for o ar, maior será a probabilidade de ele se condensar em uma superfície fria. Quando a umidade em seu banheiro ou cozinha é alta, é mais provável que a linha fria sue.
- Movimento do ar: O movimento do ar ajuda a eliminar o vapor de umidade. Quando o ar ao redor da linha de água fria está parado, ele tem maior chance de condensar do que quando está em movimento. É por isso que é mais provável que você veja suor em canos de água fria em locais com pouca ventilação.

Para reduzir a transpiração na linha de água fria, faça o seguinte:

* Mantenha a temperatura da linha de abastecimento de água fria o mais quente possível. Isto ajudará a evitar a condensação.
* Ventile as áreas onde há canos de água fria. Isso ajudará a circular o ar e evitará que fique excessivamente úmido.
* Isole suas linhas de água fria. Isso ajudará a manter a água mais fria e a reduzir a quantidade de condensação que se forma nos canos.
* Use um desumidificador para reduzir a umidade do ar.