casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Flu Fria

E se uma afta não desaparecer?

Possíveis razões pelas quais uma afta não desaparece:

- A afta está infectada. Se a afta estiver infectada, pode demorar mais para cicatrizar e exigir tratamento com medicamentos antivirais.
- A afta é incomumente grande ou grave. Algumas herpes labial são simplesmente mais graves do que outras e podem demorar mais para cicatrizar.
- Você tem um problema de saúde latente. Algumas condições de saúde subjacentes, como um sistema imunológico enfraquecido, podem dificultar a cura do herpes labial.
- Você não está cuidando da afta adequadamente. O herpes labial precisa ser mantido limpo e seco para cicatrizar adequadamente. Evite tocar ou cutucar a afta e aplique uma compressa fria para ajudar a reduzir o inchaço e a dor.

Aqui estão algumas dicas para tratar uma afta que não desaparece:

- Consulte um médico. Se a afta for grave ou não melhorar após uma ou duas semanas, consulte um médico. Eles podem prescrever medicamentos antivirais ou outros tratamentos para ajudar a curar a afta.
- Mantenha a afta limpa e seca. Lave a afta com água e sabão duas vezes ao dia e seque-a. Evite tocar ou cutucar a afta, pois isso pode espalhar a infecção.
- Aplique uma compressa fria. Uma compressa fria pode ajudar a reduzir o inchaço e a dor. Aplique a compressa fria por 15 a 20 minutos de cada vez, várias vezes ao dia.
- Tome analgésicos de venda livre. Analgésicos de venda livre, como ibuprofeno ou paracetamol, podem ajudar a aliviar a dor de uma afta.
- Evite gatilhos. Algumas coisas podem desencadear herpes labial, como estresse, fadiga e exposição ao sol. Evite esses gatilhos tanto quanto possível para ajudar a prevenir a recorrência do herpes labial.

Se a afta não melhorar após várias semanas de tratamento, consulte o seu médico.