casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Flu Fria
Há algum mal em receber duas doses completas de vacinas contra a gripe por ano?
Geralmente não é recomendado receber duas doses completas de vacina contra a gripe no mesmo ano, pois não há evidências de que proporcione proteção adicional e pode haver um risco aumentado de efeitos colaterais. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomendam que adultos e crianças (6 meses ou mais) tomem uma vacina anual contra a gripe todos os anos, de preferência antes do final de outubro. Se você perdeu o momento ideal, ainda poderá tomar a vacina contra a gripe, desde que os vírus da gripe estejam circulando em sua comunidade.
Em alguns casos, uma pessoa pode precisar de receber duas vacinas contra a gripe se pertencer a um grupo de alto risco e/ou tiver um sistema imunitário enfraquecido. Por exemplo, as pessoas que foram submetidas a um transplante de células estaminais ou que estão a tomar medicamentos imunossupressores podem ser aconselhadas a receber duas doses da vacina contra a gripe para garantir uma protecção adequada. No entanto, esta decisão deve ser tomada em consulta com um profissional de saúde.
Se você acidentalmente receber duas doses completas de vacina contra a gripe, é importante monitorar-se quanto a quaisquer efeitos colaterais e relatar quaisquer preocupações ao seu médico. Os efeitos colaterais comuns da vacina contra a gripe incluem dor, vermelhidão ou inchaço no local da injeção, bem como febre leve, calafrios, dores, fadiga e dor de cabeça. Esses sintomas geralmente desaparecem em poucos dias.