casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Flu Fria

O que é uma nova gripe?

A nova gripe descreve um subtipo ou cepa do vírus influenza A que não circulou anteriormente entre os humanos e para o qual a maioria das pessoas não tem imunidade. Os novos surtos de gripe são frequentemente causados ​​pela emergência ou reemergência de uma nova estirpe do vírus da gripe aviária ou suína. A transmissão do vírus aos seres humanos pode ocorrer através do contato com animais selvagens infectados ou animais domesticados, ou através da transmissão de humano para humano.

Para ser classificado como uma nova gripe, o vírus deve atender a vários critérios:

- Sem circulação humana anterior ou limitada:O vírus não deve ter sido previamente reconhecido nos últimos 12-24 meses, ou pode ser um vírus que já está em circulação, mas está a sofrer uma mudança antigénica significativa.

- Capacidade de causar infecções generalizadas em humanos:O vírus deve ser capaz de transmitir-se eficientemente entre humanos, estabelecendo e sustentando a transmissão do vírus entre humanos.

- Potencial pandémico:O vírus tem potencial para causar uma pandemia, caracterizada pela propagação generalizada e rápida do vírus entre países ou regiões, afectando potencialmente uma grande parte da população.

Os novos vírus da gripe são frequentemente mais virulentos e podem causar doenças mais graves em comparação com os vírus da gripe sazonal. Podem representar uma ameaça significativa para a saúde pública, uma vez que as populações têm pouca ou nenhuma imunidade pré-existente contra eles. Como resultado, novos surtos de gripe exigem uma monitorização estreita e uma resposta rápida por parte das autoridades de saúde pública, incluindo o desenvolvimento de vacinas e a implementação de medidas de prevenção e controlo de infecções, tais como tratamentos antivirais e distanciamento social.