casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Flu Fria
Herpes labial no que você sabe
O herpes labial, também conhecido como herpes oral e herpes labial, são bolhas pequenas e dolorosas que ocorrem nos lábios e ao redor da boca. São causadas pelo vírus herpes simplex (HSV-1), que é uma infecção comum que afeta até 90% da população.
Aqui estão algumas coisas importantes que você deve saber sobre herpes labial:
1. Sintomas:O herpes labial geralmente começa com uma sensação de formigamento ou queimação nos lábios, seguida pelo desenvolvimento de pequenas bolhas cheias de líquido. Essas bolhas podem se abrir e formar crostas, formando uma crosta amarela ou marrom. O herpes labial pode ser doloroso e também causar coceira, febre e inchaço dos gânglios linfáticos.
2. Causas:O herpes labial é causado pelo vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1). O vírus é altamente contagioso e pode ser transmitido por contato próximo, como beijos, compartilhamento de bebidas ou utensílios ou toque nas bolhas. O HSV-1 também pode ser transmitido através do contato com superfícies ou objetos contaminados.
3. Recorrência:Uma vez infectado pelo HSV-1, o vírus permanece latente no corpo e pode ser reativado, causando surtos recorrentes de herpes labial. Os gatilhos para surtos recorrentes podem incluir estresse, fadiga, doença, exposição à luz solar e alterações hormonais.
4. Tratamento:Não há cura para a infecção por HSV-1, mas estão disponíveis opções de tratamento para controlar surtos e reduzir os sintomas. Medicamentos antivirais de venda livre, como aciclovir e penciclovir, podem ser aplicados topicamente para ajudar a acelerar a cicatrização e reduzir a dor. Medicamentos antivirais prescritos podem ser prescritos para surtos graves ou frequentes.
5. Prevenção:Para prevenir o herpes labial, é importante evitar o contato com alguém que tenha herpes labial ativo. Se você tiver herpes labial, evite beijar ou compartilhar bebidas ou utensílios com outras pessoas. Também é importante lavar as mãos com frequência e evitar tocar nos olhos ou na boca com as mãos não lavadas.
6. Duração:O herpes labial normalmente dura de 7 a 10 dias, mas o surto inicial pode ser mais longo. Os surtos recorrentes tendem a ser mais curtos e menos graves do que o surto inicial.
7. Vírus Herpes Simplex Tipo 2 (HSV-2):Enquanto o HSV-1 normalmente causa herpes labial ao redor da boca, o HSV-2 geralmente causa herpes genital. No entanto, é possível que o HSV-1 cause herpes genital e o HSV-2 cause herpes labial, principalmente em casos de sexo oral.
É importante consultar um profissional de saúde para diagnóstico e tratamento adequados do herpes labial. Se você tiver surtos frequentes ou graves, seu médico poderá recomendar opções ou estratégias de tratamento adicionais para reduzir o risco de recorrência.