O primeiro estudo a demonstrar a eficácia da Sambucol foi realizado em Israel com 27 pacientes , e publicado em uma edição do Jornal de Medicina Alternativa e Complementar de 1995. Um total de 93 por cento dos pacientes diagnosticados com gripe e dadas Sambucol eram livres de sintomas no prazo de 2 dias, enquanto que levou cerca de 6 dias para aqueles que receberam um placebo.
Segundo Estudo
Outro estudo , apresentado na Conferência Anual de 2002 sobre antiviral Research, envolveu 60 doentes com sintomas de gripe durante 2 dias ou menos. Metade deles receberam Sambucol e a outra metade um placebo . Quase todos os pacientes que tomam Sambucol estavam livres de sintomas em 3 dias, enquanto aqueles que receberam um placebo geralmente não se recuperou durante 6 dias. O grupo placebo também usou spray nasal com mais freqüência e tomam mais analgésicos .
Especialista introspecção
Médico Andrew Weil , diretor do programa do Centro de Arizona for Integrative Medicina, observa em seu site que Sambucol aparentemente inativa o vírus da gripe. Sambucol não foi mostrado para ser eficaz contra resfriados e não funciona como um método de prevenção da gripe.
Gripe aviária
Pesquisadores associado com a Universidade de Londres anunciou em 2006 gripe aviária que Sambucol quase eliminado , ou o vírus H5N1 , durante os testes in vitro de culturas celulares . O extrato foi proprietária de pelo menos 99 por cento eficaz contra o vírus.
Ainda mais o potencial
Weil cita outro estudo que indica que Sambucol aumento de citocinas inflamatórias , quando testado com o sangue de 12 saudável indivíduos. As citocinas inflamatórias são mediadores do sistema imunológico , e esta pesquisa indica que Sambucol pode ser capaz de aumentar a função do sistema imunológico em pessoas com câncer e síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) .