O vírus parainfluenza é dividida em duas categorias distintas , a estirpe humana ( HPIV ) e canino ( CPI ) da estirpe. Cada são comuns para os seus respectivos hospedeiros . HPIV é ainda dividido em quatro subgrupos distintos , enquanto a amostra canina é conhecida apenas por um . Dos quatro subgrupos HPIV , os dois primeiros são acusados de causar a garupa , uma série de infecções respiratórias em crianças de 6 e abaixo, bem como causando outras doenças do trato inferior grau menor . HPIVs 3 e 4 são associadas com pneumonia . CPI manifesta apenas como uma infecção do trato respiratório
sintomas
Ambos HPIV e CPI possui os mesmos sintomas congruentes com resfriados : . Congestão nasal , dor de garganta , tosse, sibilos , e dor no peito leve associada com a respiração. Febre moderada é de esperar também. Se CPI não for tratada de forma adequada, ou se existem problemas de saúde subjacentes que comprometem o sistema imunológico do animal, complicações brônquicas mais graves podem ocorrer.
Tratamento
Não há cura conhecida para quer CPI ou as quatro classes hPIV , apesar de alguns avanços no campo da pesquisa médica têm sugerido que a imunização pode ser uma possibilidade no futuro próximo . Over-the- counter medicamentos são o método milenar de lidar eficazmente com os sintomas , no entanto , no caso de o terceiro eo quarto subgrupos hPIV , assistência médica profissional deve ser procurado o mais rápido possível . Descanso e hidratação adequada é aconselhável, pois o vírus permanece no corpo por apenas alguns dias.
Prevenção /solução
lavar as mãos regular com sabão e água quente é o maior método aconselhado pelos médicos para evitar a contaminação por , ou a propagação de , HPIV . No caso da CPI, quarentena cães doentes longe de outros animais é fundamental. HPIVs são a segunda principal causa de doença respiratória em crianças , por isso, evitar a creches ou contato fechado com crianças é um método que os pais podem utilizar para evitar novas infecções , embora isso pode ser extremamente difícil de arranjar.
Aviso
Se os sintomas persistirem mais do que alguns dias , ou parecem piorar rapidamente, procurar assistência médica imediata , pois esses sinais podem ser indicativos de complicações mais sérias . Constrição das passagens de ar dos seus sintomas pioram , ou a partir de outras infecções que ocorrem em simultâneo , pode ocorrer rapidamente . Para os cães, o aumento dos sintomas podem ser um sinal de traqueobronquite , que pode evoluir para pneumonia canina. Para os pais com filhos menores de 18 meses e , sempre procurar ajuda médica ao primeiro sinal de sintomas de infecção do trato respiratório superior , para evitar complicações ou o possível desenvolvimento de HPIV em uma condição mais grave.