Um tipo de tratamento que foi desenvolvido para combater a gripe espanhola era ter os pacientes passam por um enema de água. Os pacientes no sanatório receberia um enema de água duas vezes por dia com 2 a 3 litros de água ou para limpar o cólon completamente. Tratamentos Enema começaria nos primeiros estágios do vírus e continuar até que o paciente estava totalmente recuperado.
Líquidos e alimentos
pacientes no sanatório em Battle Creek sofreria um tratamento adicional que consistia em beber de 3 a 4 litros de suco de frutas ou água por dia. Isto foi feito para ajudar os rins e pele eliminar o vírus . Os pacientes foram obrigados a beber um copo de líquido a cada meia hora , quando eles estavam acordados . Bran que continha fibras também foi misturado na farinha de aveia e arroz, que ajudou com os movimentos do intestino para ajudar a limpar o corpo de resíduos .
Banhos e Wraps Blanket
pacientes com febre receberam banhos quentes ou foram embalados em pacotes de cobertor quente para ajudar a reduzir a febre e aliviar a dor nas pernas e costas. Um cobertor quente e úmido foi enrolado em um paciente por até 15 minutos , e um cobertor de lã foi colocado ao redor do cobertor molhado quente. Se o paciente estava com febre alta , os cobertores foram apenas mantido por quatro a cinco minutos .
Compressa fria
Pacientes com uma dor de cabeça ou que sofreu uma febre alta tinha uma compressa fria aplicada na cabeça e no rosto. A compressa fria foi imediatamente aplicado após um envoltório quente cobertor curto para ajudar a reduzir a febre do paciente. Os pacientes que experimentaram um pulso rápido , enquanto envolto em um envoltório cobertor também teve uma compressa fria ou uma bolsa de gelo mantido sobre seu coração.
Transfusões
Além de não- tratamentos médicos para a gripe espanhola , também houve vários tratamentos médicos que foram desenvolvidos . Um tipo de tratamento envolvido as transfusões de produtos sanguíneos, tais como sangue total, plasma e soro , em pacientes gravemente doentes para reduzir o risco de morte . Este tratamento aumentou a taxa de sobrevivência de pacientes em estado grave em 1918 em cerca de 50 por cento.