casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Síndrome da Fadiga Crônica
Como a fadiga se relaciona com a infecção?
A fadiga é um sintoma comum de muitas infecções. Pode ser causado por vários fatores, incluindo:
-
A resposta imunológica do corpo: Quando o corpo combate uma infecção, produz citocinas, proteínas que ajudam a coordenar a resposta imunológica. As citocinas podem causar fadiga, bem como outros sintomas como febre, dores musculares e de cabeça.
-
Danos nos tecidos: As infecções podem danificar tecidos e órgãos, o que pode causar fadiga. Por exemplo, o vírus da gripe pode danificar o trato respiratório, o que pode causar tosse e falta de ar, podendo ambos contribuir para a fadiga.
-
Desnutrição: As infecções também podem levar à desnutrição, o que pode causar fadiga. Isso ocorre porque o corpo precisa de nutrientes para produzir energia e as infecções podem interferir na capacidade do corpo de absorver e utilizar os nutrientes.
-
Distúrbios do sono: As infecções também podem causar distúrbios do sono, o que pode levar à fadiga. Por exemplo, o vírus da gripe pode causar febre e calafrios, o que pode dificultar o sono.
A fadiga pode ser um sintoma debilitante da infecção e pode dificultar a realização das atividades cotidianas. Na maioria dos casos, a fadiga melhora à medida que a infecção é tratada. No entanto, para algumas pessoas, a fadiga pode persistir por semanas ou até meses após a infecção ter desaparecido. Esta condição é conhecida como síndrome da fadiga pós-viral.