casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | colesterol
Qual o efeito do ômega 6 nos níveis de colesterol?
Os ácidos graxos ômega-6 têm um efeito complexo nos níveis de colesterol. Alguns ácidos graxos ômega-6, como o ácido linoléico (LA), podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol total e colesterol LDL (ruim). No entanto, outros ácidos graxos ômega-6, como o ácido araquidônico (AA), podem aumentar os níveis de colesterol LDL.
O efeito geral dos ácidos graxos ômega-6 nos níveis de colesterol depende do equilíbrio de LA e AA na dieta. Uma dieta rica em LA e pobre em AA pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol, enquanto uma dieta rica em AA e pobre em LA pode aumentar os níveis de colesterol.
Além dos seus efeitos nos níveis de colesterol, os ácidos graxos ômega-6 também podem afetar outros fatores de risco para doenças cardíacas, como pressão arterial e inflamação. Alguns estudos descobriram que uma dieta rica em ácidos graxos ômega-6 pode ajudar a reduzir a pressão arterial e a inflamação, enquanto outros estudos não encontraram nenhum efeito.
No geral, os efeitos dos ácidos graxos ômega-6 nos níveis de colesterol e outros fatores de risco para doenças cardíacas são complexos e ainda estão sob investigação. Mais pesquisas são necessárias para determinar o equilíbrio ideal de ácidos graxos ômega-6 na dieta para a saúde do coração.
Aqui estão algumas dicas gerais para obter um equilíbrio saudável de ácidos graxos ômega-6 e ômega-3 em sua dieta:
* Escolha fontes de proteína magra, como peixe, frango e feijão.
* Coma muitas frutas e vegetais.
* Use gorduras saudáveis, como azeite, óleo de canola e óleo de abacate.
* Limite a ingestão de alimentos processados, que geralmente são ricos em ácidos graxos ômega-6.
* Suplemente com ácidos graxos ômega-3, como óleo de peixe ou óleo de krill, se necessário.