casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | colesterol

O que causa a condromatose?

A condromatose é uma condição na qual ocorre um crescimento excessivo de cartilagem nas articulações. A causa exata da condromatose é desconhecida, mas acredita-se que seja causada por uma combinação de fatores genéticos e ambientais.

Fatores genéticos

Algumas pessoas têm maior probabilidade de desenvolver condromatose se tiverem histórico familiar da doença. Isto sugere que pode haver um componente genético na condromatose. No entanto, os genes específicos envolvidos na condromatose ainda não foram identificados.

Fatores ambientais

Certos fatores ambientais também podem aumentar o risco de desenvolver condromatose. Esses fatores incluem:

* Trauma articular repetitivo:Trauma repetitivo em uma articulação pode danificar a cartilagem e levar ao desenvolvimento de condromatose. É por isso que a condromatose é frequentemente observada em atletas e outras pessoas que exercem muito estresse nas articulações.
* Obesidade:A obesidade pode aumentar o risco de desenvolver condromatose porque coloca um estresse extra nas articulações.
* Diabetes:O diabetes pode danificar os nervos que irrigam as articulações. Isso pode levar a danos nas articulações e ao desenvolvimento de condromatose.
* Hipotireoidismo:O hipotireoidismo é uma condição na qual a glândula tireoide não produz hormônio tireoidiano suficiente. Isso pode levar a danos nas articulações e ao desenvolvimento de condromatose.
* Deficiência de vitamina A:A deficiência de vitamina A pode causar danos nas articulações e o desenvolvimento de condromatose.
* Certos medicamentos:Certos medicamentos, como os corticosteróides, podem aumentar o risco de desenvolver condromatose.

É importante observar que a condromatose é uma condição rara. Mesmo que você tenha um ou mais dos fatores de risco listados acima, isso não significa que desenvolverá definitivamente condromatose.