casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | colesterol

Quais são as piores complicações da lipoaspiração?

As piores complicações da lipoaspiração incluem:

- Morte :Os coágulos de gordura (trombose) formados nas pernas podem migrar para o coração, bloqueando o principal vaso sanguíneo dos pulmões (artéria pulmonar) e causar uma embolia, resultando em morte.
- Embolia :Glóbulos de gordura também podem escapar para a corrente sanguínea e ir para o cérebro ou pulmões, causando uma embolia fatal.
- Infecção :Infecções graves podem causar infecção sanguínea por sepse; isso pode ser fatal.
- Hemorragias :A perda de meio litro ou mais de sangue durante a lipoaspiração é grave e requer uma transfusão de sangue de emergência.
- Sobrecarga de líquidos hipertônicos :Se a solução salina administrada durante a lipoaspiração entrar nos vasos sanguíneos, pode reduzir a capacidade do sangue de transportar oxigênio. Isso pode causar convulsões e outros danos neurológicos, resultando em morte ou danos cerebrais graves.
- Insuficiência renal :Se demasiada solução salina entrar nos vasos sanguíneos durante os procedimentos de lipoaspiração, pode causar danos nos rins ou levar à insuficiência renal, exigindo diálise a longo prazo.
- Danos nos nervos :Existem muitas áreas onde a pele com pele e a fáscia superficial, que contém vasos sanguíneos e nervos, estão em contato com a pele, incluindo coxas e nádegas. O cirurgião nem sempre pode dizer com precisão a profundidade da sonda durante a lipoaspiração e, como resultado, esses vasos sanguíneos e nervos superficiais podem ser facilmente danificados. Se os nervos estiverem danificados, pode causar dormência ou uma sensação de “queimação” que às vezes nunca é corrigível.
- Queimaduras na pele :Uma complicação rara da lipoaspiração resulta do calor mecânico que a sonda ou cânula gera na pele durante o procedimento. O cirurgião pode não perceber que a sonda superaqueceu e inadvertidamente causar queimaduras graves.
- Seroma ou hematoma :Em alguns pacientes, um seroma ou hematoma (acúmulo de líquido claro ou com sangue sob a pele) se desenvolverá após a lipoaspiração. Muitas vezes isso se resolve por si só, mas às vezes é preciso aspirar.
- Necrose :Raramente, a pele pode morrer após a lipoaspiração, caso em que a pele acabará por desenvolver uma escara preta que eventualmente se desprenderá se não for excisada cirurgicamente primeiro.
- Deformidades de contorno onduladas ou onduladas :Um cirurgião de lipoaspiração experiente e competente normalmente sabe como evitar e prevenir essas irregularidades de contorno, mas nem todos os cirurgiões possuem essas habilidades e experiência. Em alguns pacientes, se o cirurgião remover muita gordura de forma muito agressiva com a lipoaspiração assistida, a pele pode contrair-se de forma desigual e desenvolver deformidades de contorno desagradáveis, “onduladas” ou “onduladas”, resultando em uma aparência deformada e de “casca de laranja” da pele; isso geralmente pode ser corrigido, pelo menos em parte, com procedimentos cirúrgicos secundários.