casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | colesterol
Quais são os ácidos orgânicos que auxiliam no transporte e na degradação do colesterol.?
Os ácidos biliares são ácidos orgânicos que auxiliam no transporte e na degradação do colesterol. Eles são sintetizados a partir do colesterol no fígado e depois armazenados na vesícula biliar. Quando o alimento é consumido, os ácidos biliares são liberados no intestino delgado, onde ajudam a emulsificar as gorduras e a quebrar o colesterol em moléculas menores que podem ser absorvidas pelo organismo. Os ácidos biliares também ajudam a remover o colesterol do corpo, transportando-o para o fígado, onde é eventualmente excretado nas fezes.
Os ácidos biliares primários são o ácido cólico e o ácido quenodesoxicólico. Esses ácidos biliares são sintetizados no fígado a partir do colesterol e depois conjugados com os aminoácidos glicina ou taurina. Os ácidos biliares conjugados são então armazenados na vesícula biliar até serem necessários para a digestão.
Quando o alimento é consumido, a vesícula biliar se contrai e libera ácidos biliares no intestino delgado. Os ácidos biliares se misturam com os alimentos e ajudam a quebrar as gorduras em gotículas menores. Os ácidos biliares também emulsionam as gorduras, o que significa que as quebram em partículas menores que podem ser digeridas mais facilmente pelas enzimas do intestino delgado.
Após a digestão das gorduras, os ácidos biliares são reabsorvidos pelo corpo e retornam ao fígado. O fígado então recicla os ácidos biliares ou os excreta nas fezes.
Os ácidos biliares são importantes para a digestão e absorção de gorduras. Eles também ajudam a remover o colesterol do corpo e a prevenir a formação de cálculos biliares.