A atorvastatina é rapidamente absorvida mas é extensivamente metabolizado pelo fígado e do trato gastrointestinal. A maior parte da droga é excretada na bile e fezes , com uma pequena quantidade excretada inalterada pelos rins.
Dosagem Informações
Para a prevenção de doenças cardiovasculares, a dose inicial é de 10 mg a 80 mg tomado uma vez por dia . Para reduzir o colesterol , a dose inicial habitual é de 10 , 20 ou 40 mg uma vez por dia . A dose inicial de 40 mg é recomendado para pacientes que necessitam de uma redução nos níveis de LDL ("mau" colesterol) de mais de 45 por cento.
Precauções
Atorvastatina não deve ser utilizado durante a doença hepática activa , gravidez ou amamentação ou durante antifúngicos . Ele deve ser usado com precaução em pessoas com história de doença hepática , alcoolismo , doença renal e convulsões não controladas .
Reações adversas e efeitos colaterais
A maioria dos efeitos colaterais com a atorvastatina são leves e afetar o sistema gastrointestinal. Podem ocorrer cólicas abdominais , constipação, diarréia, gases e azia.
Um efeito colateral raro , mas potencialmente fatal é a rabdomiólise , em que o tecido muscular se rompe e libera mioglobina no sangue. Podem ocorrer danos renais graves e insuficiência
Precauções Pacientes
Guia de Davis Drogas para enfermeiras oferece as seguintes precauções ao tomar Atorvastatina: . Colesterol
e triglicéridos níveis devem ser avaliadas antes da terapia de início, depois de quatro a seis semanas e depois periodicamente. Testes de função hepática também devem ser monitorados em uma base regular.
Relatório qualquer dor muscular inexplicável ou sensibilidade .
Evite tomar se estiver grávida ou a planear engravidar ou estiver a amamentar .
a medicação deve ser tomada em conjunto com uma dieta saudável, exercício físico , restringindo álcool e cessação do tabagismo .