Em estudos clínicos com pravastatina sódica , citado por eMedTV , os efeitos secundários que ocorrem em mais de 5 por cento dos participantes incluiu o resfriado comum, diarréia, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Efeitos colaterais menos comuns , tontura , fadiga, constipação , gases, azia e indigestão.
Distúrbios musculares
Tal como acontece com todas as estatinas , a pravastatina pode causar dores musculares , geralmente temporário e sem sintomas mais graves de desenvolvimento. No entanto , estas drogas também podem causar miopatia , onde as fibras musculares perdem a função e tornam-se fracas . As estatinas também estão associados com uma condição degradação muscular potencialmente fatal chamada rabdomiólise , o que pode resultar em danos nos rins.
Problemas de fígado
Porque afeta a pravastatina sódica fígado , a fim de reduzir a produção de colesterol , que pode causar efeitos secundários no fígado . Os sinais são icterícia, urina escura , fadiga intensa, dor abdominal e náuseas persistente.
Perda de memória
memória Muito raramente, algumas pessoas que tomam a pravastatina ou outra droga estatina sofreram perda. Uma vez que este é tão incomum , os pesquisadores não foram capazes de fazer uma ligação definitiva .
Defeitos congénitos
Porque um feto necessita de colesterol para o bom desenvolvimento , as mulheres grávidas não devem tomar pravastatina, pois pode causar defeitos de nascimento.