Cerca de 7 por cento dos usuários de Novo- pravastatina relatam náuseas e vómitos , tornando estes o efeito colateral mais comum da droga. A diarréia e dores de cabeça são os próximos efeitos colaterais mais comuns. Uma média de 4 por cento para 5 por cento dos pacientes que tomam dor Novo- Pravastatina experiência no peito, erupções na pele , constipação, dor abdominal e espirros.
Outros efeitos colaterais
Novo- Pravastatina também tem o potencial de causar uma série de outros efeitos colaterais incômodos ou irritantes , mas não perigosos. Alguns pacientes experimentam efeitos colaterais gastrointestinais do medicamento , como flatulência e azia. Efeitos colaterais neurológicos e psiquiátricos de Novo- Pravastatina incluem tontura, insônia , depressão, ansiedade , embaçamento visual e visão dupla . Fadiga, dor muscular, cãibras , micção freqüente e tosse também podem ocorrer em alguns pacientes.
Interações Medicamentosas
Existem alguns medicamentos que produzem efeitos colaterais indesejados quando usado em conjunto com a Novo - pravastatina . Os fibratos , suplementos de niacina , ciclosporina e erythomyacin têm o potencial para causar uma avaria perigosa de seus músculos chamada rabdomiólise quando usado concomitantemente com Novo- Pravastatina . Se estiver a tomar ciclosporina para uma condição cardiovascular , pode ocorrer um aumento da quantidade de efeitos colaterais da Novo- Pravastatina . Usando Gemfibrozil juntamente com Novo- Pravastatina aumenta a probabilidade de aumento da frequência urinária ou até mesmo danos nos rins.
Riscos
Além de menores efeitos colaterais e risco de interações , Novo - Pravastatina tem o potencial para causar complicações clínicas graves . Enquanto a tomar a droga , existe o risco de insuficiência hepática súbita ou um declínio constante de funcionamento do fígado ao longo do tempo . Em casos raros , o uso de Novo- Pravastatina causa de Stevens- Johnson, síndrome , uma erupção cutânea da pele com risco de vida que requer cuidados médicos de emergência . Além disso, alguns pacientes são alérgicos às reações graves de drogas e experiência , como uma incapacidade de respirar depois de tomar Novo- Pravastatina .
Considerações
Devido ao seu potencial para danificar efeitos para o fígado , os médicos não prescrevem Novo- Pravastatina a pacientes com história de doença hepática , ou que se bebe álcool. Porque não há ainda provas suficientes de que o medicamento não tem efeitos indesejáveis sobre o feto , os médicos não costumam prescrever Novo- Pravastatina para mulheres grávidas. Além disso , o uso de Novo- A pravastatina não é para crianças com idade inferior a 18 anos. Pessoas com mais de 70 anos de idade normalmente recebem testes de função hepática regulares enquanto estiver a tomar Novo- Pravastatina , a fim de detectar qualquer dano ao fígado rapidamente.