Médicos geralmente prescrevem estatinas para ajudar o colesterol total menor e minimizar o risco de ataque cardíaco ou derrame. Os blocos de medicação a produção de colesterol no fígado.
Efeitos
Os pacientes têm relatado casos de perda de memória e um sentimento de " confusão mental " ao tomar o remédio.
Teorias /especulação
uma hipótese é que a falta de colesterol, um ingrediente necessário para a criação de membranas celulares , inibe o crescimento de células cerebrais. " Se você tentar diminuir o colesterol tomando medicamento que está atacando a maquinaria de síntese de colesterol no fígado, que a medicina vai para o cérebro , também, " diz o Dr. Yeon- Kyun Shin , professor de biofísica da Universidade Estadual de Iowa. " E, então, reduz a síntese de colesterol, que é necessário no cérebro. "
Desacordo
Algumas instituições de alto perfil não subscrever tais teorias . "Os pesquisadores têm estudado se as estatinas poderiam ser ligados à perda de memória ou a esclerose lateral amiotrófica (ELA ), também conhecida como doença de Lou Gehrig ", diz A Clínica Mayo. "Os pesquisadores não encontraram uma ligação entre o uso de estatinas e qualquer condição . "
Considerações
Um estudo de 2003 realizado pela Duke University Medical Center montou a linha , afirmando que as estatinas pode estar associada com comprometimento da função cognitiva , embora não determinada causa pôde ser verificada .