Hidrofobicidade significa insolúvel em água. Tal como uma substância que não se dissolve facilmente em líquidos , o colesterol pode acumular-se e bloquear os vasos sanguíneos , a menos que ele seja removido da corrente sanguínea .
Fontes
O corpo ( principalmente o fígado) normalmente faz todo o colesterol de que necessita diariamente . Outras fontes são os alimentos de origem animal, especialmente aqueles que contêm saturadas e gorduras trans .
Estrutura química
colesterol deve a sua hidrofobicidade à sua estrutura química. É composto de quatro anéis hidrofóbicos , com uma cadeia de hidrocarbonetos de oito de carbono , um grupo hidroxilo e dupla ligação entre átomos de carbono.
Colesterílico
colesterol sanguíneo existe principalmente como colesterol éster , o que torna sua estrutura mais hidrofóbico do que o colesterol livre . Ésteres de colesterol não são normalmente encontrados nas membranas celulares e apenas em pequenas quantidades no interior das células .
Transporte
Porque colesterol e outras gorduras não podem dissolver-se no sangue , eles precisam ser transformado na bílis , ou associado com veículos especiais chamados lipoproteínas . Os principais tipos de lipoproteínas são: lipoproteínas de baixa densidade (LDL , ou "mau" colesterol ) e lipoproteína de alta densidade (HDL , ou " bom" colesterol ),
Devido à estrutura em anel hidrofóbico de colesterol não pode ser decomposto em água e dióxido de carbono , o excesso de colesterol deve ser convertido em ácidos biliares e sais biliares , a fim de ser eliminado do corpo . As bactérias também modificar algumas colesterol antes de excreção do corpo .
Degradação