As estruturas químicas de colesterol e cholesterone são praticamente idênticos, excepto que o colesterol é um álcool ( contém um hidroxilo , ou grupo-OH ) e cholesterone é uma cetona ( o mesmo de oxigénio é duplamente ligado a um átomo de carbono e perdeu o seu - H ) . Cholesterone diz-se ser uma forma " oxidado " do colesterol .
Colesterol oxidase
O colesterol é convertido em cholesterone por uma proteína bacteriana chamada de colesterol -oxidase . Com a excepção do seu grupo hidroxilo , o colesterol é hidrofóbico - isto é, como o óleo , que não se mistura facilmente com a água . Devido a isso, o colesterol oxidase deve extrair o colesterol da membrana celular , onde é normalmente localizado .
Cholesterone - bactérias produtoras
As bactérias que convertem o colesterol em cholesterone vivem no trato digestivo da maioria dos mamíferos , e cholesterone é encontrada em seus resíduos . Estas bactérias utilizam colesterol como uma fonte de carbono e a reacção de oxidação como uma fonte de energia . Há alguma evidência que sugere que o cholesterone também é usado pelas bactérias como um sensor para fungos no meio ambiente.
Determinação dos níveis de colesterol
A ligação entre o colesterol elevado e doença arterial coronária é agora bem estabelecida , e , por esse motivo , colesterol oxidase tornou-se uma proteína importante para os laboratórios clínicos e biológicos . A reacção de oxidação de colesterol produz o peróxido de hidrogénio para além de cholesterone , e peróxido de hidrogénio é facilmente detectado por meio de técnicas químicas convencionais . A quantidade de peróxido de hidrogénio produzido em uma amostra de sangue incubadas com colesterol oxidase pode ser usada para calcular o nível de colesterol total no sangue .
Detecção de produtos de oxidação do colesterol
a oxidação do colesterol no corpo humano e , possivelmente, a ingestão de colesterol oxidado a partir de alimentos de origem animal foram implicadas no desenvolvimento da aterosclerose . Por esta razão, a capacidade de detectar e quantificar produtos de oxidação do colesterol ( COPs ) tem atraído interesse de pesquisa intensa. A maquinaria de oxidação nas células de mamífero produz os produtos de oxidação diferentes de cholesterone . Estes produtos de oxidação diferentes ainda tem o grupo hidroxilo que diferencia a partir de colesterol cholesterone e não são facilmente detectados . Os investigadores e médicos podem utilizar colesterol oxidase bacteriana , que pode actuar sobre estes derivados de colesterol , bem como o colesterol , para converter o grupo hidroxilo a um grupo cetona e produzir peróxido de hidrogénio . Os mesmos métodos que são utilizados para a detecção do colesterol e quantificação pode então ser usado para quantificar os COPs em uma amostra .
Outras aplicações
A conversão de colesterol- cholesterone reacção também tem sido utilizado em estudos de depleção de colesterol e como um mecanismo para o controlo de pragas de insectos . Uma vez que não é metabolizado no trato intestinal humano , também tem sido proposta como um agente anti- obesidade.