casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | asfixiante
Que passos você pode ajudar alguém a não engasgar?
A asfixia é uma condição com risco de vida que requer ação imediata. Aqui estão os passos para ajudar alguém que está sufocando:
1.
Mantenha a calma e avalie a situação. Se a pessoa estiver consciente e capaz de falar, incentive-a a tossir e tente desalojar o objeto sozinha. Se não conseguirem falar, respirar ou emitir qualquer som, podem estar sufocados.
2.
Peça ajuda imediatamente. Disque 911 ou seu número de emergência local. Se você estiver sozinho, coloque o telefone no viva-voz para poder ficar de olho na pessoa enquanto fala com a operadora.
3.
Comece os golpes nas costas. Fique atrás da pessoa e envolva sua cintura com os braços. Coloque uma mão entre as omoplatas e a outra em cima da primeira. Dê cinco golpes rápidos e fortes nas costas, entre as omoplatas.
4.
Se as pancadas nas costas não deslocarem o objeto, realize compressões abdominais (manobra de Heimlich). Fique atrás da pessoa e envolva sua cintura com os braços. Coloque uma mão entre o umbigo e a caixa torácica e a outra em cima da primeira. Dê cinco estocadas rápidas e ascendentes no abdômen.
5.
Alterne entre golpes nas costas e compressões abdominais até que o objeto seja desalojado ou a pessoa comece a respirar ou tossir novamente. Continue até que a ajuda chegue.
6.
Se a pessoa ficar inconsciente, inicie a RCP. Coloque-os de costas e comece as compressões torácicas. Faça 30 compressões torácicas, seguidas de 2 respirações de resgate. Continue até que a pessoa comece a respirar novamente, a ajuda chegue ou você esteja exausto demais para continuar.
Observação: Se a pessoa estiver grávida ou obesa, pode ser necessário modificar as compressões abdominais. Para mulheres grávidas, coloque as mãos na parte superior do abdômen, logo abaixo do esterno. Para indivíduos obesos, pode ser necessário usar mais força ao aplicar compressões abdominais.
Aprender a executar essas técnicas corretamente pode salvar uma vida. Considere fazer um curso de RCP e primeiros socorros para se preparar para esses tipos de emergências.